Objectivos

Diploma de Estudos Avançados em Biotecnologia e Biociências

Pretende-se que no decurso desta unidade curricular os alunos adquiram conhecimentos e ferramentas cognitivas que lhes permitam ser proficientes no dimensionamento, na concepção, adaptação, utilização e automatização de sistemas de medida em bioengenharia, muito em particular sistemas biológicos. No final desta unidade curricular os alunos estarão em condições de identificar os transdutores apropriados, os circuitos de condicionamento de sinal e o processamento necessário com vista à determinação e quantificação de grandezas de génese biológica. É igualmente intento desta unidade curricular demonstrar a possibilidade de automatizar equipagem analógica, tornando-a mais eficiente e adaptada a este propósito permitindo a adaptação e recondicionamento de equipamentos laboratoriais existentes. Espera-se que no final desta unidade curricular os alunos sejam ainda capazes de interligar diversos equipamentos e, em particular, sejam capazes de diminuir o impacto de ruído resultante de problemas de compatibilidade electromagnética. Será ainda uma mais valia adquirida nesta unidade curricular a interligação dos sensores em estruturas de rede sensorial. Espera-se, por fim, a aquisição de competências no desenvolvimento e utilização de sistemas de telemetria.