Programa

Saneamento II

Licenciatura (5 anos) em Engenharia Civil

Programa

•Tipificação e constituição dos sistemas de drenagem de águas pluviais e unitárias em meio urbano. Concepção geral. Controlo na origem (“source control”). Controlo em tempo real (“real time control”).Avaliação de caudais e cargas poluentes. •Critérios para o escoamento superficial em zonas urbanas. Capacidade hidráulica de sarjetas de passeio e de sumidouros. •Dimensionamento hidráulico de colectores pluviais e unitários. Recolha de elementos de base. Critérios de projecto e procedimentos de dimensionamento. •Bacias de amortecimento e soluções técnicas de controlo na origem. Tipos de bacias e critérios de escolha. Disposições técnicas gerais. O Método da “precipitação crítica” e o método simplificado para o cálculo de volumes de reserva em sistemas unitários. •Funções, características e dimensionamento hidráulico de sifões invertidos.Funções, características e critérios de dimensionamento hidráulico de descarregadores de tempestade em sistemas de drenagem urbana e aspectos de qualidade. Concepção, constituição e tipo de instalações elevatórias em sistemas de águas residuais. •Aerobiose e septicidade em sistemas de drenagem de águas residuais. Modelo de cálculo “sanitário”. Procedimentos de controlo dos efeitos do gás sulfídrico. •Indicadores de desempenho e gestão técnica dos sistemas.