Projectos

Como parte da avaliação da cadeira, os alunos deverão desenvolver um projecto onde se apliquem os conceitos teóricos relacionados com a gestão e o processamento de informação geo-referenciada, introduzidos nas aulas teóricas.

O número de elementos que constituem os grupos de trabalho para realização destes projectos será decidido pelos docentes da cadeira com base no número de alunos inscritos. Em caso de um número inferior a 7 alunos, os projectos serão realizados individualmente.

Os alunos podem propor projectos próprios, existindo também uma lista de tópicos sugeridos:
  • Document Classification Using Text and Spatio-Temporal Properties
  • Finding Important Places in Location-Based Social Networks
  • Associating the Correct Names to Specific Locations
  • Spatio-Textual Data Indexing
  • XQuery Extensions for Managing Geospatial Data
  • Building a Geociding Service with OpenStreetMaps Data
  • Building a Routing Service with OpenStreetMaps Data
  • Handling Placenames in Map Images
  • Classifying Locations in Sequences of Visited Locations
  • Predicting Location Visits from Sequences of Visited Locations
A avaliação dos projectos terá 3 componentes principais:
  • Qualidade do protótipo/implementação desenvolvida.
  • Qualidade do relatório (descrição do estado da arte e descrição do trabalho realizado).
  • Apresentação e discussão do projecto.
Específicamente no que diz respeito ao relatório, os alunos deverão preparar o mesmo sob a forma de artigo no formato Springer LNCS, com um máximo de 12 páginas.

Aconselha-se a utilização da ferramenta LaTeX para a produção do relatório, tendo-se que um templatecom instruções detalhadas se encontra disponível. Os alunos que optem por não usar LaTeX devem ainda assim ter o cuidado de obedecer a todas as restrições do formato Springer LNCS.