Método de Avaliação (Resumo)
- Exame: 40% da nota final (Nota mínima: 10.0 valores)
- Trabalho de pesquisa: 20% da nota final (Não tem nota mínima)
- Projecto: 40% da nota final (Nota mínima: 9.0 valores
Métodos de Avaliação da Unidade Curricular:
- ComponenteTeórica (60%)
- Exame (1ª época e 2ª época): 40% da nota final (Nota mínima: 10.0 valores)
- Trabalho de pesquisa: 20% da nota final (Não tem nota mínima)
O Trabalho de pesquisa contempla uma entrega sobre um tema relacionado com Sistemas de Informação e Bases de Dados, com datas predefinidas para a submissão no sistema Fenix do relatório em formato electrónico. O relatório do trabalho de pesquisa segue um formato de artigo, isto significa que o relatório em formato electrónico a submeter no sistema Fenix tem obrigatoriamente de respeitar a estrutura do Template disponibilizado (max. 15 páginas). O nome dos ficheiros deverá respeitar a seguinte sintaxe:
- SIBD2012=Gxx-TemaRelatorio
-
Onde Gxx corresponde à identificação do número do Grupo e
-
TemaRelatorio corresponde ao Tema do relatório do trabalho de pesquisa.
Apenas os relatórios submetidos no Fenix e entregues em formato papel na primeira aula Teórica seguinte à data de submissão no Fenix serão avaliados. A versão impressa tem de ser igual à submetida no Fenix.
Nas aulas de apoio ao trabalho de pesquisa será dado apoio e orientação aos alunos de forma a evitar desvios de âmbito e/ou a rectificar, em tempo útil, caso o tema proposto seja divergente dos objectivos pretendidos para este trabalho de pesquisa.
O relatório do trabalho de pesquisa é de apresentação obrigatória na aula teórica. Cada grupo dispõe de no máximo 10 minutos para uma apresentação sucinta e objectiva das conclusões do relatório. A apresentação PowerPoint não deverá exceder os 8 slides em conformidade com o template a disponibilizar na página da disciplina.
- Componente Prática (Avaliação Continua)
- Peso: 40% da nota final (Nota mínima: 9.0 valores)
- Projecto contempla 2 entregas
- 1ª Entrega (40%): Modelação Especificação de Requisitos e Desenho do Modelo de Dados (DER)
- 2ª Entrega (60%): Implementação & Teste da Base de Dados.
- ¡ Grupos de 2 ou 3 alunos;
- A entrega dos relatórios dentro dos prazos definidos é um requisito obrigatório. Serão apresentados dois enunciados, onde o segundo corresponde a uma continuação do enunciado da 1ª entrega todavia com uma solução do DER de forma a uniformizar o trabalho para a 2ª entrega;
- A componente de apresentação/discussão do projecto aplica-se apenas à 2ª entrega. Critérios de avaliação na discussão do projecto:
- Qualidade da discussão e capacidade de resposta a queries SQL não contempladas no enunciado do projecto (50%)
- Domínio da matéria, i.e., avaliação de cada um dos elementos da equipa de projecto (40%)
- Qualidade dos comentários contidos nos ficheiros com o SQL, Triggers e dados de teste, conformidade com os requisitos (10%)
- Requisitos mínimos
- A disciplina apresenta nota mínima para as seguintes componentes de avaliação:
- Exame = 10.0 valores
- Projecto = 9.0 valores
- As aulas Teóricas embora não sejam de participação obrigatória têm registo de presenças. No final do semestre, aquando da avaliação final, a assiduidade dos alunos às aulas teóricas será tida em consideração para os alunos com menos de 3 faltas. Como este procedimento é específico da metodologia de avaliação definida pelo docente as faltas dos alunos não são passíveis de justificação.
- Grupo mantem-se para todas as componentes de avaliação não individual, ou seja:
- Trabalho de Pesquisa
- Projecto
Conformidade com Recomendações Internacionais
O programa da UC de SIBD foi elaborado e estruturado de forma a responder às necessidades de conhecimento e perfil dos alunos do curso do MEEC. Apesar dos ajustes efectuados, o programa cumpre com a maioria dos requisitos e recomendações expressos no Curricula 2013 do Computer Science, designadamente no que se refere à área de conhecimento de Information Management (IM).
Kowleadge Area: Information Management (IM) [1] |
Topics |
Database Systems
|
Approaches to and evolution of database systems Components of database systems DBMS functions Database architecture and data independence Use of a declarative query language |
Data Modeling
|
Data modeling Conceptual models (e.g., entity-relationship diagram) Relational data model |
Indexing |
The impact of indexes on query performance The basic structure of an index Creating indexes with SQL |
Relational Databases |
Conformity with all the proposed topics |
Query Languages |
Conformity with all the proposed topics |
Transaction Processing |
Conformity with all the proposed topics |
------------------
[1] Task Force on Computer Science - Curricula 2013, IEEE-Computer Society, 2012.
Para além dos tópicos apresentados, o programa contempla ainda uma introdução aos conceitos de análise multidimensional típica dos sistemas OLAP bem como uma introdução aos desafios colocados aos sistemas gestores de bases de dados (SGBD) com a introdução do contexto espacial. Neste enquadramento é efectuado uma introdução aos Sistemas de Informação Geográficos e uma análise aos conceitos de SOLAP e Spatial Dashboards.
Horas de Estudo
- Prevê-se serem necessárias por semana 1 a 2 horas de estudo.
Bibliografia:
-
- ERASMUS student can find additional supporting materials for the laboratory exercises at the "Database Management Systems, 3 rd Ed." web site, see the exercises related to: chp2, chp3, chp 5.
-
Luís Manuel Dias Damas, SQL - Structured Query Language - 6ª Edição Actualizada e Aumentada, F C A - Editora Informática, 2005;
- Rod Stephens, Beginning Database Design Solutions, Wrox, 2009;
- Silberschatz, H. Korth, S. Sudarshan, Database System Concepts (5a. ed.), McGraw-Hill, ISBN 007-124476-X, 2006;
Ferramenta aulas lab:
- Microsoft SQL Server 2012 (Standard Edition/Business Intelligence), incluindo:
- SQL Server Integration Services (SSIS)
- SQL Server Analysis Services (SSAS)
- Os tutoriais asociados encontram-se disponiveis online na seguinte página:
Outros Aspectos Relevantes
- Congelamento de notas e melhorias de nota de um ano para outro
- Não é possível congelar notas totais ou parciais.
- Só serão lançadas as notas dos alunos devidamente inscritos na UC.
- Alunos com aprovação total ou parcial (projecto ou exame) em anos lectivos anteriores necessitam de realizar integralmente a UC para fins de aprovação ou melhoria de nota.
- Regime para trabalhadores-estudantes
- Apenas serão considerados trabalhadores-estudantes os alunos com o estatuto devidamente reconhecido pela secretaria do IST na data oficial de início do semestre;
- Os trabalhadores-estudantes devem realizar o projecto, sendo obrigatória a sua inscrição num grupo e a presença na discussão final;
- Os trabalhadores-estudantes podem optar por não realizar os Testes ao longo do semestre. Nesse caso, poderão realizar um exame, na data do Exame de Recurso.
- Avaliação em Época Especial
- O Exame de Época Especial só pode ser realizado por alunos que até essa data ainda não aprovados.
- A classificação obtida em época especial não pode ser usada para melhoria de nota (pelo Regulamento de Avaliação do IST, ponto 3.6.2).
- Exame de Época Especial tem um peso de 100%.
Revisão de Provas
- O estudante tem o direito a consultar a correcção de qualquer Prova Escrita, Trabalho ou Projecto por si realizado, bem como a ser esclarecido sobre os critérios de correcção (pelo Regulamento de Avaliação do IST, ponto 4.6.1);
- No decurso da revisão de provas escritas e nos horários de dúvidas poderá ser disponibilizada aos estudantes, para consulta, uma proposta de resolução das questões colocadas nos enunciados das fichas de exercícios e/ou exames.