Métodos de Avaliação

A avaliação da disciplina tem 3 componentes: contínua (5%), projecto (50%) e teórica (45%).

Componente Contínua
A componente contínua vale 5% da nota final e consiste em 3 problemas que são entregues nas aulas práticas (assinaladas no plano acima), e resolvidos em grupo. Os problemas são curtos e concebidos para serem resolvidos na própria aula de laboratório. Todos os exercícios têm peso idêntico. A entrega das soluções deverá ser efectuada na aula de laboratório seguinte. Os grupos que não entregarem o exercício até à aula do laboratório da aula seguinte têm automaticamente "0" nesse exercício, sem excepções. Durante a aula seguinte e após a entrega das soluções, será sorteada uma alínea do problema que o grupo deverá explicar oralmente ao professor presente. A avaliação do grupo nesse problema dependerá da realização da referida alínea e da resposta do grupo. No caso de trabalhadores estudantes ou de casos pontuais devidamente justificados, é possível combinar com o docente do laboratório uma data alternativa para discussão do exercício entregue; no entanto, o exercício terá sempre de ser entregue até à data indicada acima.
Componente de Projecto
Consiste num projecto conjunto com a disciplina de Engenharia de Software. O projecto realizar-se-á em três fases. Cada fase corresponde a um ponto intercalar de avaliação que permitirá aferir os grupos que estão a realizar o trabalho de uma forma que lhes permita concluir o projecto com aprovação.  O projecto tem a nota mínima de 8 (oito) valores.
Componente Teórica
A parte teórica tem duas formas de avaliação.
A primeira consiste num exame escrito ou em dois testes escritos. O 1º teste será realizado durante o período de aulas e o 2º em data coincidente com a do 1º exame. Os dois testes têm o mesmo peso. Quem entregar o 1º teste opta pela avaliação por testes, ou seja, terá que fazer o 2º teste e não poderá fazer o 1º exame. Na data do exame de 2ª época é possível realizar o exame ou optar por melhorar a nota de um dos testes. Não há nota mínima individual para cada teste.
A segunda é uma avaliação por mini testes a realizar durante as aulas teóricas. Serão realizados 4 mini testes, e a nota desta componente é calculada pela média dos 3 melhores mini testes.
Esta componente pode valer 20% da componente teórica, sendo os testes/exame os restantes 80% da avaliação teórica, mas apenas se as notas dos mini testes subirem a nota dos testes/exame.
Caso contrario a avaliação teórica é dada pela nota dos teste/exame.
A nota mínima da parte teórica é de 9,0 (nove) valores. No cálculo da nota mínima, da média dos testes, e da nota final não são feitos arredondamentos das notas parcelares.

Época especial: permite-se época especial apenas para a componente teórica, sob a forma de um exame; ou seja, não há possibilidade de repetir o projecto nem a componente contínua em época especial.
Aproveitamento de notas anteriores: a nota do projecto pode ser reaproveitada no ano subsequente (e apenas nesse ano). Neste caso não existirá a componente de avaliação contínua e a parte teórica será valorizada em 50%.
A nota mínima para aprovação à cadeira é de 10 (dez) valores.