Métodos de Avaliação

A avaliação da disciplina tem 3 componentes: contínua (5%), projecto (50%) e teórica (45%).

1) Componente Contínua
Avalia o conhecimento adquirido nos 2º, 3º e 4º laboratórios, com perguntas de grande detalhe mas de resolução simples para quem preparou e resolveu adequadamente o guião de cada laboratório.
Uma semana antes de cada laboratório avaliado, será publicada a documentação e um exercício a resolver pelos alunos, por forma a que o laboratório seja preparado previamente pelos alunos.
No início da aula de laboratório, é dada aos alunos uma alínea adicional que complementa o enunciado previamente conhecido do exercício.
Cada grupo tem até ao fim da aula para concluir o exercício completo (exercício base + alínea dada na aula) e mostrá-lo ao docente.
O exercício completo estará dimensionado para ser resolvido dentro do tempo disponível na aula, embora os alunos possam resolver grande parte do mesmo antes da própria aula.
Todos os membros do grupo terão que estar preparados para explicar a solução apresentada. A nota é individual a cada membro do grupo.
Caso um aluno falte a um  laboratório avaliado tem nota nula nesse exercício.
Esta sub-componente é opcional. Caso a nota da av.contínua seja inferior à nota da componente de projecto, é usada a nota de projecto.

2) Componente de Projecto
Projecto realizado em duas fases, com nota mínima de 9 (nove) valores.
Para alunos da LEIC-T ou LEIC-A que estejam inscritos simultaneamente na cadeira de Engenharia de Software é permitido realizar projecto conjunto SD+ES.
O projecto SD-apenas é realizado em grupos de 3, o projecto conjunto SD+ES em grupos de 6.

3) Componente Teórica
A componente teórica é constituída por 2 sub-componentes.

3.a) A primeira sub-componente é obrigatória e consiste num exame escrito ou em dois testes escritos. O 1º teste será realizado durante o período de aulas e o 2º em data coincidente com a do 1º exame. Os dois testes têm o mesmo peso. Quem entregar o 1º teste terá que fazer o 2º teste e, na data do exame de 2ª época, poderá repescar um dos testes ou caso não tenha atingido a nota mínima pode optar por realizar o 2º exame.

Não há nota mínima individual para cada teste.
Quem não entregar o 1º teste pode realizar o 1º exame e/ou o 2º exame.
Tanto a nota das repescagens como a do 2º exame contam apenas no caso de melhorarem a nota do aluno.

3.b) A segunda sub-componente é uma avaliação por 2 mini testes a realizar no final de algumas aulas teóricas.
Esta componente pode valer 15% da componente teórica, sendo os testes/exame os restantes 85% da avaliação por testes/exames,  mas apenas será considerada se  as notas dos mini testes subirem a nota dos testes/exame.Caso contrário, a avaliação teórica é dada pela nota dos teste/exame.

A nota mínima da parte teórica é de 9,0 (nove) valores. No cálculo da nota mínima, da média dos testes, e da nota final não são feitos arredondamentos das notas parcelares.

Aproveitamento de notas anteriores: a nota do par (Projecto, Avaliação Contínua) do ano lectivo anterior pode ser reaproveitada (como um todo) este ano caso seja positiva.

Trabalhadores-estudante: Os alunos em situação de trabalhador-estudante comprovada pela secretaria podem optar por não realizar a Componente Contínua, sendo nesse caso avaliados por: 50% Teórica + 50% Laboratorial.

Época especial

Avaliação dada por: 50% Teórica + 50% Projecto.

Componente teórica: Exame de época especial; não se permite aproveitar nota de componente teórica de época normal.
Componente Laboratorial:  projecto realizado individualmente em época especial; pode ser usada a nota do projecto feito no ano lectivo anterior ou na época normal deste ano lectivo.