Discussões dos Projectos

11 maio 2013, 12:14 Miguel Filipe Leitão Pardal

As discussões do projecto de Sistemas Distribuídos realizam-se nas próximas duas semanas, de 13 a 15 de Maio e de 20 a 22 de Maio nos horários das aulas de SD e de ES, de acordo com o seguinte horário:

As discussões são feitas em conjunto com a cadeira de Engenharia de Software.

Os alunos devem dirigir-se à hora indicada (2 grupos de cada vez) ao Laboratório 12, onde lhes será indicado onde terá lugar a discussão do seu grupo.

Aí terão 15 minutos para instalar a versão do código que entregaram através do repositório de SVN (tags R_2 de SD e R_4 de ES).

Uma vez instalado o software, terão 15 minutos para demonstrar as funcionalidades que implementaram nos três projectos: SoNet, PagAmigo e LargaCaixa.

As demonstrações devem partir do cenário de testes indicados nos enunciados das últimas partes dos projectos e devem ilustrar os aspectos  mais interessantes da solução construída.

Depois da demonstração haverá uma breve discussão sobre o trabalho realizado.

Na medida do possível, devem comparecer 15 minutos antes da hora marcada, se isso não interferir com nenhuma outra aula.

Para grupos apenas SD:
A demonstração terá a duração máxima de 10 minutos.

Para grupos com projectos especiais de ES:
O horário é o indicado, fora das aulas de ES e SD.

Relatório do projecto

9 maio 2013, 01:04 Miguel Filipe Leitão Pardal

Como indicado no enunciado, a entrega final deverá incluir um relatório.

O relatório tem um máximo de 4 páginas para projectos ES+SD (relatório dividido em 2 secções, uma sobre transacções distribuídas e outra sobre replicação), uma secção mais curta sobre segurança, máximo de 2 páginas para projectos só-SD, usando letra em tamanho 11, margens de 2cm em página A4, formato PDF.
No título deve identificar o grupo, turno(s) e elementos.
Relatórios que não cumpram estas regras terão avaliação nula.

O relatório deve pressupor que o seu leitor já leu o enunciado do projecto em detalhe.
O relatório deve descrever de forma muito sucinta a solução desenhada e implementada. Mais precisamente, o relatório deve focar-se em:

- descrever as principais opções de desenho e implementação que foram tomadas.
- indicar de forma clara quais os requisitos do enunciado que não foram implementados satisfatoriamente no projecto;

--

As discussões serão realizadas nas semanas de 13 a 17 de Maio e de 20 a 24 de Maio, tendencialmente nos horários das aulas de ES e de SD. O calendário detalhado será publicado brevemente.

Os alunos terão que comparecer no horário indicado, preferencialmente 30 minutos antes, se possível, e se não interferir com outras disciplinas.

Para grupos ES+SD (6 alunos):
A demonstração terá a duração máxima de 20 minutos e deve exemplificar
as funcionalidades dos três projectos - SoNet, PagAmigo e LargaCaixa.

Para grupos apenas SD (3 alunos):
A demonstração terá a duração máxima de 10 minutos.

As demonstrações devem partir do cenário de testes indicados nos enunciados das últimas partes dos projectos e devem ilustrar os aspectos  mais interessantes da solução construída.

Depois da demonstração seguir-se-á uma breve discussão onde cada aluno deverá responder individualmente a perguntas sobre as partes dos trabalhos que desenvolveu.

Revisão de provas do 1º teste

6 maio 2013, 16:53 João Pedro Faria Mendonça Barreto

A revisão de provas do 1º teste será no dia 24 de Maio às 14h30 na sala F8.

FAQ do projecto actualizada

3 maio 2013, 09:35 João Pedro Faria Mendonça Barreto

A FAQ do projecto foi actualizada com alguns esclarecimentos importantes.

Recomenda-se que todos os alunos a consultem com atenção.

Mini-testes teóricos

2 maio 2013, 14:37 João Pedro Faria Mendonça Barreto

Os mini-testes teóricos realizar-se-ão na própria aula teórica, nas seguintes datas:

• 1º mini-teste: 14 de Maio (Alameda) e 15 de Maio (Tagus)
    Matéria: transacções distribuídas e replicação
  • 2º mini-teste: 23 de Maio (Alameda) e 24 de Maio (Tagus)
    Matéria: segurança

Os mini-testes são opcionais e só contam caso melhorem a nota teórica. Para mais detalhes, consultar a secção método de avaliação.