Exames

O enunciado do 1º exame está disponível aqui, com soluções.

Guião da cadeira

Um pequeno texto para ajudar a preparar para o exame:

Livro

Tal como indicado na secção de bibliografia, existem dois livros que cobrem grande parte da matéria. Este curso baseia-se principalmente no do Coulouris et al., mas é complementado pelo livro do van Steen e Tanenbaum. Alguns alunos poderão achar interessante ler perspectivas ligeiramente diferentes de abordar os memos tópicos, lendo ambos os livros.

Caderno de Problemas

O seguinte  caderno de problemas apresenta uma colectânea de perguntas retiradas dos exames da cadeira de Desenvolvimento de Aplicações Distribuídas (DAD), cobrindo as matérias que eram anteriormente leccionadas em DAD e que a partir do ano lectivo 2021-2022 passaram a ser leccionadas na cadeira de Sistemas Distribuídos. Inclui também questões de exames da cadeira de SD sobre os tópicos que continuam a ser abordados em 2021-2022. 


MAPs

Os MAPs serão respondidos na parte final das aulas teóricas de forma electrónica. Os MAPs terão lugar nos seguintes dias:


Slides

1. Apresentação2a. RPC
2b. gRPC
3a. Fundamentos: Tempo3b. Fundamentos: Coordenação4a. Replicação4b. Replicação: Coerência fraca5a. Tolerância a faltas5b. Tolerancia a faltas: Recuperação6a. Memória partilhada e tolerante a faltas: Registos Distribuídos6b. Memória partilhada e tolerante a faltas: Espaço de tuplos7a. Fundamentos: difusão atómica e consenso8. Transações distribuídas9a. Segurança9b. SSL/TLS, single sign-on e segurança operacional

Artigos

Partilhamos ainda alguns dos artigos referidos nas aulas. Não comecem a estudar por estes artigos: usem o livro. Consultem se tiverem curiosidade de ver como é que algumas das ideias foram expostas pelos seus autores. Os artigos poderão também servir para esclarecer alguns aspectos de pormenor, que os livros de texto decidem omitir.

Videos