Métodos de Avaliação

A avaliação da disciplina tem 3 componentes: contínua (5%), projecto (50%) e teórica (45%).

Componente Contínua Laboratório

A componente contínua vale 5% da nota final e consiste em 3 problemas que são entregues nas aulas práticas (assinaladas no plano acima), e resolvidos em grupo. Os problemas são curtos e concebidos para serem resolvidos na própria aula de laboratório. Todos os exercícios têm peso idêntico. A entrega das soluções deverá ser efectuada na aula de laboratório seguinte. Os grupos que não entregarem o exercício até à aula do laboratório da aula seguinte têm automaticamente "0" nesse exercício, sem excepções. Durante a aula seguinte e após a entrega das soluções, será sorteada uma alínea do problema que o grupo deverá explicar oralmente ao professor presente. A avaliação do grupo nesse problema dependerá da realização da referida alínea e da resposta do grupo. No caso de trabalhadores estudantes ou de casos pontuais devidamente justificados, é possível combinar com o docente do laboratório uma data alternativa para discussão do exercício entregue; no entanto, o exercício terá sempre de ser entregue até à data indicada acima.

Componente de Projecto

O projecto realizar-se-á em duas fases. O projecto tem a nota mínima de 8 (oito) valores.

Componente Teórica

A parte teórica tem duas formas de avaliação.

A primeira consiste num exame escrito ou em dois testes escritos. O 1º teste será realizado durante o período de aulas e o 2º em data coincidente com a do 1º exame. Os dois testes têm o mesmo peso. Quem entregar o 1º teste opta pela avaliação por testes, ou seja, terá que fazer o 2º teste e, na data do exame de 2ª época, poderá repescar um dos testes. Não há nota mínima individual para cada teste. Quem não optar por avaliação por testes pode realizar o 1º exame e o 2º exame. Tanto a nota das repescagens como a do 2º exame contam apenas no caso de melhorarem a nota do aluno.

A segunda é uma avaliação por mini testes a realizar no final de algumas aulas teóricas. Serão realizados 2 mini testes.

Esta componente pode valer 15% da componente teórica, sendo os testes/exame os restantes 85% da avaliação teórica,  mas apenas será considerada se  as notas dos mini testes subirem a nota dos testes/exame.Caso contrario a avaliação teórica é dada pela nota dos teste/exame.

A nota mínima da parte teórica é de 9,0 (nove) valores. No cálculo da nota mínima, da média dos testes, e da nota final não são feitos arredondamentos das notas parcelares.

Aproveitamento de notas anteriores: a nota do par (Projecto, Avaliação Contínua) do ano passado pode ser reaproveitada (como um todo) este ano. Os alunos poderão também reaproveitar para este ano apenas a componente de avaliação continua do ano anterior.

Época Especial

Componente teórica: Exame (peso de 50% na nota final );

Componente Laboratorial: projecto feito nos laboratórios ao longo do semestre (peso de 50% na nota final); pode ser usada a nota do projecto feito no ano lectivo anterior. Apenas a discussão oral poderá ser realizada nesta época.

Trabalhadores-estudante: Os alunos em situação de trabalhador-estudante comprovada pela secretaria podem optar por não realizar a Componente Contínua, sendo nesse caso avaliados por: 50% Teórica + 50% Laboratorial.