Métodos de Avaliação

A avaliação da disciplina segue o regime tradicional de projecto e exame, correspondendo a uma avaliação da componente prática e outra teórica.

A parte prática consiste num projecto conjunto com a disciplina de Engenharia de Software. O projecto realizar-se-á em três fases. Cada fase corresponde a um ponto intercalar de avaliação que permitirá aferir os grupos que estão a realizar o trabalho de uma forma que lhes permita concluir o projecto com aprovação. As fases valem 10, 40 e 50% do nota do projecto. O projecto tem a nota final mínima de 8 (oito) valores.

A parte teórica tem duas formas de avaliação.
A primeira consiste num exame escrito ou em dois testes escritos. O 1º teste será realizado durante o período de aulas e o 2º em data coincidente com a do 1º exame. Os dois testes têm o mesmo peso. Quem entregar o 1º teste opta pela avaliação por testes, ou seja, terá que fazer o 2º teste e não poderá fazer o 1º exame. Na data do exame de 2ª época é possível realizar o exame ou optar por melhorar a nota de um dos testes. Não há nota mínima individual para cada teste.
A segunda é uma avaliação por mini testes a realizar no final de cada grande capítulo da matéria e realizados durante as aulas teóricas. Serão realizados 3 mini testes, e a nota desta componente é calculada pela média.
Esta componente pode valer 20% da avaliação teórica (10% da nota final), sendo os testes/exame os restantes 80% da avaliação teórica (40% da nota final), mas apenas se as notas dos mini testes subirem a nota dos testes/exame. Caso contrário, a avaliação teórica é dada pela nota dos testes/exame.

A nota mínima da parte teórica é de 9,0 (nove) valores. A nota mínima para aprovação à cadeira é de 10 (dez) valores. No cálculo da nota mínima, da média dos testes, e da nota final não são feitos arredondamentos das notas parcelares.

Aproveitamento de notas anteriores: a nota do projecto pode ser reaproveitada no ano subsequente (e apenas nesse ano).

Em resumo:

NotaFinal = 0.5*Teórica + 0.5*Projecto

Teórica = MAX( (0.8*Ta + 0.2*Tb); Ta)
Ta = Exame OU (0.5*1ºTeste + 0.5*2ºTeste)
Tb = (1ºMiniT + 2ºMiniT + 3ºMiniT)/3

Projecto = 0.1*PrimeiraFase + 0.4*SegundaFase + 0.5*TerceiraFase