Exames de Avaliação à Distância
NOTA: substitui e revê a informação anteriormente publicada acerca do Novo Modelo de Exames (COVID-19)I - Motivação
Tendo em conta o agravamento da situação pandémica em Portugal, e tomando em consideração as recomendações recentemente veiculadas pelo Presidente do IST, o corpo docente tomou a decisão de realizar os exames de avaliação à distância (on-line), recorrendo à plataforma Moodle do DEEC.
A solução preconizada consiste num modelo de teste/exame de resolução rápida, contemplando grupos de perguntas de resposta múltipla (respondidas no Moodle), e num grupo de resposta aberta, resolvido numa folha branca de papel, que será posteriormente fotografada pelo aluno (usando um telemóvel) e submetido na área de projectos do Fénix.
II - Plataforma Moodle
O acesso à plataforma Moodle faz uso das credenciais do Fénix, bastando para isso pressionar no botão "IST Login", do lado direito do ecran. Não deve utilizar os campos "Username" e "Password" do lado esquerdo da página de entrada.
III - Check-in: ensaio para validação do acesso à plataforma
1º Passo: Moodle
- Para assegurar que todos os alunos têm acesso ao Moodle, foi criado um teste de treino (Check-in) para ensaiarem a utilização da plataforma. É muito importante que todos os alunos respondam a este questionário (constituído por várias perguntas triviais), que naturalmente não contará para avaliação.
2º Passo: Fénix
- Para garantir que os alunos conseguem submeter uma fotografia no Fénix tirada através do seu telemóvel, foi criado um projecto designado de "Check-in: teste de treino" na sua área do Fénix (semelhante aos projectos através dos quais os alunos entregaram as folhas de resposta dos trabalhos de laboratório). Os alunos deverão submeter duas fotografias (sequencialmente, e uma de cada vez) e poderão posteriormente verificar se a submissão foi correctamente recebida. Ao contrário do que foi feito nos laboratórios, não devem converter para PDF nem usar compressores (ex: .zip).
IV - Modelo da Prova
Apresentam-se, em baixo, algumas informações acerca das provas.
- O modelo das provas será em tudo semelhante aos enunciados "tipo" que já haviam sido disponibilizados, em linha com aquilo que havia sido combinado com os Delegados dos Alunos:
- Contudo, a estrutura de perguntas será "compartimentada" em secções que terão de ser resolvidas num determinado intervalo de tempo (ex: 10 a 15 minutos).
- A figura seguinte define a estrutura das provas correspondentes aos Teste 1 e Teste 2:
- Cada prova está dividida em 4 secções:
- Grupo I.A [10 min] - com 4 a 5 perguntas de resposta múltipla
- Grupo I.B [10 min] - com 4 a 5 perguntas de resposta múltipla
- Grupo II [10 min] - com 2 a 3 perguntas de resposta múltipla ou aberta "rápida"
- Grupo III [15min] - com 1 pergunta de resposta aberta
- Todas as perguntas dos grupos I.a, I.b e II serão respondidas na plataforma Moodle.
- As perguntas dos grupos III serão respondidas numa folha de resposta, baseada na seguinte template (Nota: caso o aluno não tenha acesso a uma impressora, pode utilizar uma folha em branco e preencher o cabeçalho à mão). Esta folha terá de ser assinada conforme a assinatura do Cartão de Cidadão.
- Esta folha deverá ser fotografada com o auxílio de um telemóvel e submetida na sua área do Fénix num "projecto" (semelhante aos projectos através dos quais os alunos entregaram as folhas de resposta dos trabalhos de laboratório). Os alunos poderão posteriormente verificar se a submissão foi correctamente recebida. Este procedimento terá de ser feito até 5 minutos após o término do Grupo III (ver zona marcada a verde). Caso os alunos utilizem mais do que uma página, deverão submeter as fotografias sequencialmente - uma de cada vez. Ao contrario dos laboratórios não é necessário efectuar ZIP ou PDF.
- Apesar de cada secção estar estruturada para ser realizada dentro de um horário bem definido (ver figura), permite-se que o aluno antecipe o início de cada secção em 2 minutos ou atrase o final dessa secção em 2 minutos (ver zonas da figura marcadas a sobreado). Esta opção permitirá que, caso o aluno termine o bloco de perguntas da secção anterior mais cedo, possa passar de imediato para a secção seguinte, acumulando o tempo que lhe sobrou da secção anterior (no máximo, 2 minutos) com o tempo regulamentar da secção seguinte. De igual forma, pode alargar o tempo para responder a uma determinada secção (no máximo, 2 minutos), sacrificando tempo da secção seguinte.
- Todas as perguntas atribuídas a cada aluno serão obtidas por sorteio a partir de um banco de perguntas, garantido que cada aluno recebe uma versão diferente da prova.
- Para terminar cada secção do Moodle, os alunos deverão fazer "Submit" das respostas apresentadas, de modo a que as mesmas sejam assumidas pela plataforma. A plataforma será configurada para submeter automaticamente as respostas já preenchidas pelo aluno caso o tempo alocado a essa sessão chegue ao fim.
- Para facilitar a resolução de algumas perguntas, é conveniente dispor de uma folha de papel + lápis durante a prova (para realizar cálculos auxiliares).
- Durante a prova, o responsável da disciplina irá permanecer contactável através de vídeo-chamada (link a disponibilizar na página do Moodle). Contudo, este canal de comunicação deve ser usado sempre através do canal de chat, de modo a não perturbar os restantes alunos. Os alunos devem ter em atenção que o tempo de resposta para cada secção da prova não será suspenso, pelo que é conveniente acautelarem uma gestão cuidada do tempo.
- MUITO IMPORTANTE: para evitar contratempos e atrasos na realização da prova, recomenda-se que os alunos iniciem a sessão do Moodle (através do login com a password do Fénix) com alguma antecedência (ex: 30 minutos de antecedência).
V - Revisões de Prova
- O propósito da "Revisão de Provas" é o de facultar ao aluno a oportunidade de requerer uma reapreciação da cotação atribuída a cada questão, desde que esse pedido de reapreciação seja devidamente fundamentado e justificado. Nesse sentido, ao requerer a revisão de provas, o aluno deve fundamentar o pedido de revisão através da confrontação da resolução que ele entende estar correcta, justificando assim a necessidade de reapreciação da cotação.
- Pedidos de revisão que não sejam devidamente justificados serão liminarmente indeferidos.
- A revisão de provas dos testes de avaliação serão realizadas através da mesma plataforma que foi utilizada para a realização dos testes: Moodle.
- No horário indicado para a revisão de provas, os alunos passarão a ter acesso às suas respostas e às cotações atribuídas às mesmas.
- Na página de entrada do Moodle, junto da área de acesso a cada teste, será disponibilizado um conjunto de formulários (área livre de texto), que os alunos deverão utilizar para - caso assim o entendam - formalizarem o pedido de revisão de cada uma das secções que constitui cada teste. Contudo, para que tal seja possível, é fundamental que os alunos identifiquem a pergunta a que se referem no seu pedido de revisão utilizando a seguinte nomenclatura:
- E1T2G1bP4 - significa: Exame 1; Teste 2; Grupo 1B; Pergunta 4
- Para facilitar a consulta do(s) teste(s) (no Moodle) e o eventual preenchimento do formulário (também no Moodle), sugere-se uma das seguintes duas abordagens:
- Abrir o Moodle em dois Tabs do web browser, sendo um utilizado para consultar o teste e o outro para preencher os formulários, ou
- Utilizar um editor de texto (ex: Word) para escrever os rascunhos dos pedidos de revisão, sendo esses rascunhos copiados posteriormente para os formulários do Moodle.
- As respostas às perguntas do Grupo III estão disponíveis na área de cada aluno no Fénix (corresponde às fotografias que foram submetidas pelos alunos) e a cotação das mesmas está discriminada na pauta publicada, segundo os critérios que foram indicados nas resoluções também já disponibilizadas na página da cadeira.
VI - Alteração ao método de avaliação
Para efeitos de apuramento da nota da componente teórica, será naturalmente considerada a nota que os alunos já obtiveram na parte correspondente ao Teste 1, por via da prova que foi feita no mês de Novembro.Contudo, de modo a facultar uma maior flexibilidade e oportunidade de melhorar a nota, decidiu-se agora que os alunos podem realizar as partes que quiserem em ambas as datas de exame, o que leva a que, na prática, os alunos passem a ter 3 oportunidades para realizar a parte correspondente ao Teste 1 (datas de Novembro, Janeiro e Fevereiro) e 2 oportunidades para realizar a parte correspondente ao Teste 2 (datas de Janeiro e Fevereiro). Contará sempre a melhor nota.
Nota Teórica = 0,5 * max{T1Nov ; T1Jan ; T1Fev} + 0,5 * max{T2Jan ; T2Fev}
A nota mínima a apurar com a soma das duas partes será de 9,5 valores.
VII - Aprovação da alteração do método de avaliação
Este (novo) modelo de avaliação foi apresentado no dia 13 de Janeiro ao Coordenador de Curso (Prof. Pedro Lima) e aos três Delegados de Alunos envolvidos, que manifestaram a sua concordância com o mesmo:- Delegado do 1º Ano: Marco Gonçalves
- Delagada do 1º Ciclo: Leonor Carvalho
- Delegada do Mestrado Integrado: Ana Cruz