Aulas de Laboratório

Localização

Laboratorios LSD1 e LE3: Pavilhão de Electricidade (entrada pela Torre Norte, junto à biblioteca, corredor à esquerda), piso 2.

Planeamento

Nas semanas indicadas (L0, L1, L2, L3, L4 e L5) realizam-se aulas de laboratório.

As aulas de laboratório que coicidam com feriados serão realizadas num outro dia da mesma semana em data e horário a combinar com o docente de laboratório.

A aula de laboratório L0 é uma sessão introdutória, cujo objectivo é o de familiarizar os alunos com o material disponível no laboratório. Os alunos repetentes estão dispensados de participar nesta aula.

As aulas de laboratório L1 a L5 consistem na realização de 5 mini-projectos. Cada grupo terá de preparar previamente o projecto a concretizar em cada aula de laboratório. Na aula é feita a montagem e teste do circuito. Na avaliação do trabalho, são levados em conta vários critérios individuais e de grupo na avaliação dos trabalhos, incluindo a preparação prévia dos mesmos, participação na montagem, grau de sucesso no teste dos circuitos, perguntas teóricas individuais e interacção com o docente incluindo resposta a perguntas durante a aula.

Entrega de relatórios

A entrega do relatório referente a cada sessão laboratorial é realizada por via electrónica, através do sistema Fénix, na janela de "Projectos" do portal do aluno.

Todos os turnos de laboratório terão o mesmo prazo limite para submissão do relatório:

• 23h59 da 6a feira da semana de aulas de laboratório correspondente.

Em cada sessão laboratorial serão instanciados dois links para submissão da versão PDF do relatório preparado pelos alunos:

• Entrega "Regular" - submetido até às 23h59 de 6a feira - SEM PENALIZAÇÃO
  • Entrega "Fora do Prazo" - submetido após o prazo definido - COM PENALIZAÇÃO

Os relatórios entregues Fora do Prazo definido terão uma penalização de 2 valores por cada dia de atraso (útil ou não útil). Exemplo: um relatório submetido (ou re-submetido) às 00h00m05s de sábado terá, naturalmente, uma penalização de 2 valores.

Para evitar atrasos que levem a penalizações nas notas, sugere-se que que a sua elaboração e submissão seja feita atempadamente, não deixando quer a escrita quer a submissão para a última hora. Note-se que não serão aceites ou avaliados relatórios entregues via email.

Preparação do laboratório e escrita do relatório

O trabalho deverá ser preparado com tempo de forma a evitar surpresas de última hora. Assim, recomenda-se que os alunos verifiquem teoricamente o funcionamento dos circuitos projetados, validando o funcionamento do diagrama lógico antes da aula de laboratório (sugere-se que os alunos comparem o comportamento teórico do circuito com o o comportamento descrito no enunciado).

O relatório deverá contemplar um máximo de 4 páginas A4, utilizando um tamanho de letra não inferior a 11pt. As figuras podem ser feitas num programa de edição vectorial ou de imagem (MS Visio, Inkscape, MS Paint, ...) ou desenhadas à mão (e fotografadas com telefone). As tabelas e expressões podem ser feitas directamente no programa de edição de texto (ex. MS Word) ou escritas manualmente (em letra legível).

Documentação e software de suporte

Enunciado do laboratório L0

Enunciado do laboratório L1

Data de entrega do relatório: 21/10/2015 (23h59)