Enunciados dos laboratórios

Esta secção destina-se a alojar os enunciados dos trabalhos de laboratório a realizar nestas aulas ao longo do semestre:

Trabalho de laboratório L5

• Enunciado L5
    • Revisão de 5/Dez - Introdução do sinal INIT na Tabela 1
    • Revisão de 4/Dez - Alteração da Figura 1 de forma a clarificar a saída do circuito de controlo
    • Revisão de 3/Dez - Introdução do ponto 4.6
  • Ficheiros de apoio (Solução do trabalho de laboratório L4)
  • Componentes básicos em VHDL (uso opcional)

Trabalho de laboratório L4

Trabalho de laboratório L3

Trabalho de laboratório L2

Trabalho de laboratório L1

Trabalho de laboratório L0

• Sem enunciado

Enunciados dos laboratórios

Trabalho de laboratório L5

• Enunciado L5
    • Revisão de 5/Dez - Introdução do sinal INIT na Tabela 1
    • Revisão de 3/Dez - Introdução do ponto 4.6
  • Ficheiros de apoio (Solução do trabalho de laboratório L4)
  • Componentes básicos em VHDL (uso opcional)

Trabalho de laboratório L4

Trabalho de laboratório L3

Trabalho de laboratório L2

Trabalho de laboratório L1

Trabalho de laboratório L0

• Sem enunciado

Documentação e software de suporte

Preparação do relatório

Para auxiliar os alunos na preparação de um bom relatório é disponibilizado um relatório tipo. Naturalmente, este documento contém alguma informação desnecessária. Os alunos que se baseiem neste documento deverão realizar uma análise crítica de forma a eliminarem e/ou acrescentarem informação que achem necessária para o desenvolvimento do trabalho. A  cópia do texto e respectivas justificações presentes no relatório tipo  corresponde a uma  nota de zero valores. O relatório tipo pode ser acedido aqui:

Os alunos podem usar a versão DOCX como documento base, alterando todo o conteúdo (e formatação se necessário) de forma a responderem ao enunciado de laboratório deste ano. Devem, no entanto, manter a estrutura do relatório. As figuras podem ser feitas num programa de edição vectorial ou de imagem (MS Visio, Inkscape, MS Paint, ...) ou desenhadas à mão. As tabelas e expressões podem ser feitas directamente no programa de edição de texto (ex. MS Word) ou escritas manualmente (em letra legível).

Entrega de relatórios

A entrega do relatório referente a cada sessão laboratorial é realizada por via electrónica, através do sistema Fénix, na janela de "Projectos" do portal do aluno.

Todos os turnos de laboratório terão o mesmo prazo limite para submissão do relatório:

• 23h59 da 6a feira da semana de aulas de laboratório correspondente.

Em cada sessão laboratorial serão instanciados dois links para submissão da versão PDF do relatório preparado pelos alunos:

• Entrega "Regular" - submetido até às 23h59 de 6a feira - SEM PENALIZAÇÃO
  • Entrega "Fora do Prazo" - submetido após o prazo definido - COM PENALIZAÇÃO

Os relatórios entregues Fora do Prazo definido terão uma penalização de 2 valores por cada dia de atraso (útil ou não útil). Exemplo: um relatório submetido (ou re-submetido) às 00h00m05s de sábado terá, naturalmente, uma penalização de 2 valores.

Planeamento

Nas semanas indicadas (L0, L1, L2, L3, L4 e L5) realizam-se aulas de laboratório.

As aulas de laboratório que coicidam com feriados serão realizadas num outro dia da mesma semana em data e horário a combinar com o docente de laboratório.

A aula de laboratório L0 é uma sessão introdutória, cujo objectivo é o de familiarizar os alunos com o material disponível no laboratório. Os alunos repetentes estão dispensados de participar nesta aula.

As aulas de laboratório L1 a L5 consistem na realização de 5 mini-projectos. Cada grupo terá de preparar previamente o projecto a concretizar em cada aula de laboratório. Na aula é feita a montagem e teste do circuito. Na avaliação do trabalho, são levados em conta vários critérios individuais e de grupo na avaliação dos trabalhos, incluindo a preparação prévia dos mesmos, participação na montagem, grau de sucesso no teste dos circuitos, mini-testes e interacção com o docente incluindo resposta a perguntas durante a aula.

Localização

• Laboratorios LSD1 e LE3: Pavilhão de Electricidade (entrada pela Torre Norte, junto à biblioteca, corredor à esquerda), piso 2.