Aulas Teóricas

Destinam-se à exposição da matéria da cadeira. Três horas por semana conforme indicado no horário. Nota: O anfiteatro GA1 situa-se no Pavilhão Central, os anfiteatros FA situam-se no Pavilhão das Novas Licenciaturas

O material de apoio é constituído por um livro de texto e por alguns pequenos aditamentos a pontos específicos da matéria.

O livro de texto é o "Logic and Computer Design Fundamentals" de M. Morris Mano e Kime, edição da Prentice-Hall.

Em alguns pontos da matéria recorre-se ao livro "Digital Circuits and Microprocessors" de H. Taub edição da McGraw-Hill, noutros ao livro "Controlo de Sistemas Digitais" de José A. B. Tomé edição da editorial Presença, colecção INESC e noutros ainda a um pequeno texto de complemento ao estudo dos Flip-flops, da autoria de Guilherme Arroz.

Do mesmo autor, é ainda utilizado um conjunto de problemas tipo, alguns dos quais resolvidos, cujo estudo os alunos são aconselhados a fazer.

À excepção dos livros supracitados, todos os outros elementos de estudo estão à venda no IST e na Desportiva.

Para consulta dos alunos, existem exemplares dos livros de texto nas bibliotecas da LEEC e da LEIC.

Aulas Práticas

Nota: As aulas de problemas realizam-se de 15 em 15 dias, alternando com as aulas de laboratório. As salas F situam-se no Pavilhão das Novas Licenciaturas e a sala E8 situa-se na Torre Norte.

As aulas práticas permitem aos alunos resolver problemas de aplicação da matéria teórica, sob supervisão de um docente. O objectivo é o de oferecer aos alunos um contacto mais sólido e continuado com aspectos fundamentais da aplicação da matéria e assim promover mais eficazmente a aprendizagem.

Aulas de Laboratório

Nota: As aulas de laboratório realizam-se de 15 em 15 dias, alternando com as aulas de problemas. O Lab6 situa-se no Pavilhão das Novas licenciaturas.

Destinam-se a promover o contacto dos alunos com circuitos integrados digitais e com as técnicas de implementação de circuitos e de detecção e correcção de falhas. Tal é conseguido através de uma série de trabalhos que, para além de ilustração dos conceitos referidos nas aulas teóricas, permitem aos alunos a compreensão de alguns problemas práticos ligados à implementação.

Há a obrigatoriedade de satisfazer uma frequência mínima, o que é regulado pelo sistema de avaliação.

Uma aula de duas horas por semana.

Os alunos organizar-se-ão em grupos de dois que se manterão até ao fim do semestre.

Por cada grupo de alunos existirá uma ficha de grupo com a indicação dos seus elementos e das notas individuais obtidas, bem como da apreciação do docente sobre a actividade de cada aluno no laboratório. Cada aluno fornecerá uma fotografia ou fotocópia.

Para cada trabalho, cada grupo de alunos elaborará um relatório que deve obedecer às indicações constantes do guia relatorios.pdf.

O relatório de cada trabalho será entregue no fim da sessão de laboratório em que se realizou o trabalho.

Os relatórios serão arquivados num dossier fornecido por cada grupo para o efeito.

O aproveitamento no laboratório terá a validade de um ano, pelo que no caso de alunos repetentes, as suas classificações no laboratório só serão válidas se tiverem sido obtidas no ano anterior.