Métodos de Avaliação

Existem duas componentes na avaliação de conhecimentos:

• Avaliação contínua referente ao Laboratório

• Avaliação localizada (Exame/2 Testes)

A avaliação contínua contribui com 30% para a nota final e a avaliação localizada contribui com 70%.

Avaliação Contínua

Corresponde aos trabalhos de laboratório.

A classificação dos trabalhos de laboratório baseia-se no trabalho desenvolvido pelos alunos no laboratório e no relatório apresentado pelo grupo.

São considerados como elementos significativos os seguintes:

• Preparação prévia do trabalho.

• Participação de cada aluno no trabalho de laboratório.

• Estrutura do relatório (um por grupo).

• Adequação da informação disponível.

• Correcção das afirmações produzidas.

• Clareza dos esquemas e sua documentação.

• Conhecimento individual dos alunos sobre o trabalho.

O relatório deverá atingir um bom nível de legibilidade, embora os relatórios que ultrapassem este limite não sejam susceptíveis de melhor classificação.

Os alunos que não tenham participado na realização do trabalho ou na escrita do relatório serão classificados com 0 (zero) nesse trabalho.

A classificação mínima da avaliação contínua é de 8,5 valores.

Avaliação Localizada

Há uma data de exame de primeira época ou, em alternativa, dois testes parcelares sendo um a meio do semestre e outro no final deste (a data do segundo teste coincidirá com a data do primeiro exame).

Existe só uma data de exame de segunda época.

• O exame contribui com 70% para a nota final. Para os alunos que tiverem optado por testes, estes contribuirão com 35% cada para a nota final.

A nota mínima no exame é de 9,5 valores.
De igual modo
nota mínima de cada um dos dois testes é de 9,5 valores (para quem optar por estes)

Os alunos devem apresentar-se às provas escritas munidos de indentificação (cartão do IST, ou outro com fotografia, nome e número de aluno). As provas são sem consulta, não sendo permitida a utilização de calculadora nem telemóvel.

NOTA: As subidas de nota seguem o regulamento geral do IST. Para tal é necessário apresentar na secretaria o requerimento adequado, com a antecedência necessária. A melhoria só pode ocorrer numa das duas épocas imediatamente posteriores àquela em que o aluno passou na cadeira. Para a melhoria de nota é obrigatória a avaliação por exame, podendo a nota de laboratório já obtida ser mantida.