Aulas de Laboratório

Localização

Laboratorios LSD1 e LSD2: Pavilhão de Electricidade (entrada pela Torre Norte, junto à biblioteca, corredor à esquerda), piso 2.

Planeamento

As aulas de laboratório que coicidam com feriados serão realizadas num outro dia da mesma semana em data e horário a combinar com o docente de laboratório.

As aulas de laboratório das duas primeiras semanas de aulas (L0a e L0b) destinam-se a fazer uma introdução ao laboratório, com o objectivo de familiarizar os alunos com o equipamento disponível e das ferramentas de software que irão ser utilizadas. Os alunos repetentes estão dispensados de participar nesta aula.

As aulas de laboratório L1 a L5 consistem na realização de 5 mini-projectos.

Cada grupo terá de preparar previamente o projecto a concretizar em cada aula de laboratório. No início da aula, será distribuido aos alunos uma folha de papel com uma variante do enunciado do trabalho dessa semana (diferente para cada turno de laboratório).

Na aula é feita a alteração ao projecto (previamente preparado em casa), a montagem e o teste do circuito.

Na avaliação do trabalho são levados em conta vários critérios individuais e de grupo na avaliação dos trabalhos, incluindo a preparação prévia dos mesmos, participação na montagem, grau de sucesso no teste dos circuitos, perguntas teóricas individuais e interacção com o docente incluindo resposta a perguntas durante a aula.

Entrega de relatórios

A entrega do relatório referente a cada sessão laboratorial é realizada no final da aula, através do Fénix.

Preparação do laboratório e escrita do relatório

O trabalho deverá ser preparado com tempo de forma a evitar surpresas de última hora. Assim, recomenda-se que os alunos verifiquem teoricamente o funcionamento dos circuitos projetados, validando o funcionamento do diagrama lógico antes da aula de laboratório (sugere-se que os alunos comparem o comportamento teórico do circuito com o o comportamento descrito no enunciado).

Questionários de Laboratório (Lab Quizzes)

Método de Avaliação

O método de avaliação que conduz ao apuramento da nota referente à componente laboratorial compreende duas componentes (guião e questionários), cujos pesos são variáveis ao longo das 7 semanas em que decorre o período lectivo.

A tabela seguinte ilustra, para cada uma das 7 semanas de aulas, o peso de cada uma destas duas componentes no apuramento da nota final da componente laboratorial:

Semana   1 2 3 4 5 6 7 Total
 Guião    0 %     0 %     5 %     15 %     15 %     20 %     25 %       80 %
 Quiz 0 % 2 % 2 % 4 % 4 % 4 % 4 %       20 %
 Total/semana 0 % 2 % 7 % 19 % 19 % 24 % 29 %     100 %
  00,4  1,4 3,8 3,8 4,8 5,8     20 valores

Documentação e software de suporte

Vídeos de apoio às ferramentas de descrição de circuitos

Enunciado do laboratório L0 (semanas 1 e 2)

Enunciado do laboratório L1 (semana 3)

Enunciado do laboratório L2 (semana 4)

Enunciado do laboratório L3 (semana 5)