Programa

Sistemas de Biometria

Diploma de Estudos Avançados em Segurança de Informação

Programa

Introdução à biometria: definições e modalidades em biometria. Sobre a necessidade de identificar indivíduos. Aplicações emergentes. Conceitos básicos: os sistemas de biometria como sistemas de reconhecimento de padrões. Projecto de um sistema de biometria: componentes do sistema. Um classificador de dados biométricos. Características e classificação de padrões. Fases de um sistema de biometria. Projecto de um sistema de biometria: modos de operação. Cenários de autenticação e de identificação. Taxas de acerto e de rejeição e curvas de ROC. Tecnologias de biometria: biometria fisiológica e comportamental. Descrição e revisão dos tipos mais relevantes: impressão digital, íris, face, assinatura, geometria da mão, orelha, voz, dinâmica de digitação e movimentos de teclado, sinais electrofisiológicos, ADN. Preocupações potenciais e vulnerabilidades. Requisitos na escolha de uma tecnologia de biometria. Biometria multimodal: limitações dos sistemas unimodais. Abordagens multimodais e níveis de fusão. Técnicas de combinação. Aspectos a considerar na implementação de sistemas de biometria: estrutura do sistema, funcionalidade, requisitos. Factores de desempenho e validação do sistema. Aspectos de privacidade e de protecção de dados. Aplicações e análise de casos.