Objectivos

Diploma de Estudos Avançados em Engenharia Electrotécnica e de Computadores

Esta unidade curricular tem como objetivo dotar os alunos da capacidade para a resolução de problemas complexos em Sistemas Aeroespaciais Robotizados. Propõe-se o estudo de metodologias de modelação dos sistemas robóticos, em ambiente aéreo ou espacial, baseados nos princípios físicos relevantes. Com base em ferramentas matemáticas avançadas, formulam-se e apresentam-se soluções de vários problemas de Posicionamento, Fusão Sensorial, Navegação, Condução e Controlo, e Geração de Trajetórias. Estas baseiam-se em resultados recentes da Teoria das Equações Diferenciais Não-lineares, da Teoria de Sistemas, das Teorias de Estimação e Decisão, em abordagens estocásticas e determinísticas. Ilustra-se a validação das soluções obtidas em ambiente de simulação e recorrendo a veículos aeroespaciais robóticos.