Objectivos

Diploma de Estudos Avançados em Engenharia Electrotécnica e de Computadores

Esta disciplina pretende ir muito para além dos tópicos básicos ensinados em “Processamento de Fala”, cobrindo áreas que não foram de todo cobertas (ou apenas mencionadas brevemente) nessa disciplina, especialmente as que envolvem o processamento conjunto de fala e língua natural. Nesse sentido, assenta também nos tópicos leccionados na disciplina de Processamento de Língua Natural do MEIC. Tem como objectivo melhorar os conhecimentos dos estudantes nas técnicas, desafios, direcções e desenvolvimentos mais recentes em todas as áreas do processamento da língua falada, com um grande ênfase em métodos de aprendizagem automática. Inclui tanto aulas pelo professor e investigadores convidados, como apresentações orais feitas pelos próprios estudantes sobre o tópico seleccionado para o seu projecto. Deste modo, a disciplina tenta também melhorar as capacidades dos alunos em termos de leitura crítica de textos técnicos, exposição oral e verbal, e estimular a discussão entre os estudantes a investigar áreas diferentes que inspire a investigação interdisciplinar.