Época Especial

12 julho 2011, 14:50 Andreas Miroslaus Wichert

Época Especial, check the solution and the grades

Revision 13/7 at 11:30-12h in my room 2-N5.7

Ps: I will offer BDMI next semester: (1) Bases de Dados Multimédia Inteligentes (BDMI); and (2) (ICIA) 


(1)    Bases de Dados Multimédia Inteligentes (BDMI)


Hoje em dia bases de dados de multimedia incluem um grande número de importantes aplicações comerciais tais como media-on-demand, sistemas de vigilância e sistemas médicos.     Esta cadeira irá apresentar técnicas e algoritmos relevantes para o desenvolvimento e implementação de sistemas inteligentes de bases de dados de multimedia.     Irá incluir tópicos técnicos tais como compressão, origem e papel desempenhado por metadata (MPEG, etc) assim também como multimédia e SQL.

Problemas relativos à manipulação de dados multimédia, em particular em relação a questionar (content based information retrieval) índices e sumários serão abordados (spatial access methods, generic multimedia indexing, subspace method). Será mostrado que o modo como o sistema humano opera influencia os requerimentos e o design de aplicações de multimédia.    Diferentes aspectos relacionados com a modelação de dados multimedia tais como redes semanticas e memórias associativas irão ser abordadas e estudadas. Para finalizar, a implementação da arquitectura de dados multimédia (client server system, storage parameters) irá ser usada como plataforma de demonstração.

 

(2) Informação e Computação para a Inteligência Artificial: 

Apresentaremos uma visão compreensiva da ciência da informação como uma parte fundamental das áreas da inteligência artificial e da computação. Princípios gerais abstractos que governam e restringem o processamento de informações e as estruturas de informação serão examinados. Exemplos na teoria da computação, que     levarão às ideias de Qubits e à possível maneira de simular um computador quantum, serão fornecidos. Tais computadores realizam certas tarefas mais rapidamente do que computadores normais. A simulação de software com a utilização do Mathematica será realizada para o suporte à explicação das ideias por trás dos computadores quantum.