Programa

Robótica Social

Diploma de Estudos Avançados em Engenharia Electrotécnica e de Computadores

Programa

1. Casos de estudo relevantes em Robótica Social, [2], chap 1-2. 2. Interacção homem-máquina, homem-computador e homem-robot. O papel das emoções. Paradigmas teóricos para robots inteligentes, [2]. 3. Dinâmica de sistemas em robótica social, [1], part 2, [2], chap 3. 4. Hardware e software para robots sociais, [2], chap 5. 5. Modelos de rede em robótica social, [1], part 3, [3], [4]. 6. Dinâmicas evolucionárias, [1], part 2, [2] chap 7. 7. Avaliação de experiências em interação homem-robot (HRI). Métricas para interacção homem-computador e para HRI. Identificação de características relevantes nas métricas de avaliação de HRI. Composição de métricas em HRI, [2], [5], [7]. 8. Modelos de personalidade humana e modelos computacionais de personalidade, [3], chap 2-3. Cada tópico do programa está referido ao item bibliográfico principal da lista seguinte. A disciplina está fundamentada em 3 livros de texto, [1], [2], e [3]. Estes textos não cobrem todos os tópicos mas constituem uma base sólida. De facto, o recurso a uma bibliografia extensa é uma consequência natural da juventade/novidade desta área da Robótica. Todos os 3 livros principais são colecções de capítulos com algum grau de desacoplamento entre si o que simplifica a identificação com os tópicos do programa.