1º Trabalho de Laboratório

FAQ

Pergunta: quando corro o wireshark no PC do laboratório em Linux, não me aparecem interfaces onde capturar pacotes. Como consigo capturar pacotes?
Resposta: o utilizador guest tem de ser adicionado ao grupo wireshark para se poder capturar pacotes. Aparentemente, isso é feito por um script que corre no login quando o ambiente gráfico já está a correr, pelo que lançando o wireshark a partir da interface gráfica, não se têm privilégios para capturar pacotes. É necessário correr o wireshark a partir de um terminal. Pode pôr o wireshark em background pondo um "&" no fim da linha de comando, ou seja, correndo num terminal o seguinte comando:
$ wireshark &


Pergunta: quando corro o Google Chrome no PC do laboratório em Linux, aparece uma questão relativa a um "key ring". O que faço?
Resposta
: basta clicar "continue" duas vezes e depois pode usar o browser normalmente.

Pergunta: Qual é a "escape sequence" para abortar um comando num terminal de um router Cisco?
Resposta: é Control+Shift+6. Mas nos terminais do Linux não funciona, pelo que pode ser mais fácil fechar o terminal e abrir outro terminal para abrir um nova sessão para o router.


Pergunta: Quando corro o iperf nas 2 direcções em simultâneo, o iperf não termina. Porquê?
Resposta: Provavelmente, as configurações da alínea 3-g) estão mal feitas e o servidor iperf na máquina nscotia não consegue abrir uma ligação para o seu PC, que tem um endereço IP privado. As configurações do NAT devem ser corrigidas. Pode ser necessário ser usado o seguinte comando para apagar todas as entradas dinâmicas no NAT:
clear ip nat translation *

Pergunta: O que preciso de pôr no relatório?
Resposta: Apenas as respostas às questões do enunciado. Exemplo: resposta à 3-b) ... resposta à 3-d) ..., etc.



Ficheiros do trabalho de laboratório:

Attachments