2º Trabalho de Laboratório

Pergunta: Como instalo o GNS3?
Resposta:
Se quiser instalar o GNS3 no seu PC com Windows ou Mac OSX, deve descarregar o executável de instalação all-in-one de:
A versão instalada no laboratório é a v2.1.10. Não é recomendado instalar uma versão alfa ou beta (pre-release) do GNS3.
Pode querer instalar o Wireshark separadamente, pois a versão all-in-one do GNS3 geralmente tem uma versão ligeiramente desactualizada do Wireshark. Não necessita de instalar o Solarwinds Response. O WinPcap é instalado com o Wireshark. Não precisa de instalar a Máquina Virtual (caso o faça, tem de adicionar uma imagem IOS à máquina virtual, de forma a poder utilizá-la).
Algumas imagens IOS que funcionam com o GNS3 estão listadas em:
A imagem instalada nos PCs do laboratório é a c7200-adventerprisek9-mz.152-4.M7.bin. Alguns valores válidos do Idle-PC para esta imagem IOS são 0x60189214 e 0x6062f8f8.
Deve utilizar a interface C7200-IO-FE no primeiro slot e a interface PA-FE-TX nos outros slots. A interface C-7200-IO-2FE não funciona correctamente.
Depois de instalar o GNS3, deve iniciá-lo em configurá-lo com uma imagem Cisco IOS. Quando correr o GNS3 pela primeira vez, será guiado neste processo.
No "Setup Wizard" do GNS3, no écran "Server", escolha "Run only legacy IOS on my computer" pois irá apenas correr imagens de Cisco IOS, e de outro modo, teria de instalar a máquina virtual que é muito pesada. Seleccione a opção "Don't show this again" e carregue "Next" várias vezes.
Depois, no écran "New appliance template", use a opção por omissão "Add an IOS router using a real IOS image (supported by Dynamips)".
Procure o ficheiro com a imagem IOS que descarregou e copie-o para a pasta por omissão de imagens. Use a configuração por omissão dos diferentes parâmetros, carregando "Next" várias vezes.
No écran "Idle-PC", clique o botão "Ilde-PC Finder" e espere cerca de 1 minuto pelo resultado. Esta configuração do Idle-PC é muito importante para que a máquina virtual possa determinar quando o CPU do router emulado não está a fazer nada e pode dormir, de forma a que o CPU do seu PC não fique com uma utilização de 100% enquanto corre simulações. O valor de Idle-PC fica normalmente correctamente gravado para todos os router do mesmo tipo, pelo que isto só tem de ser feito uma única vez depois de uma instalação de uma imagem IOS no GNS3.
Clique "Finish" para concluir a configuração e pode começar o seu projecto de rede!
Depois da primeira execução, a configuração pode ser feita escolhendo a opção do GNS3 Edit-Preferences-Dynamips-IOS routers. Depois, clique o botão "New", "New Image" e prossiga com os passos acima para selecção e configuração de uma imagem IOS.

Para instalação do GNS3 em Linux, siga as instruções de:

Pergunta: quando o GNS3 arranca, diz-me que o endereço IP é inválido. Porquê?
Resposta: o GNS3 memoriza na sua configuração um endereço IP que o PC tinha quando o GNS3 foi instalado. Se o endereço IP do PC mudar, dá problemas. Para resolver, no GNS3, vá a "Edit"-"Preferences"-"Server"-"Host binding", mude para outro endereço IP na lista pull-down, faça "Apply", depois mude o endereço IP para "127.0.0.1" e faça novamente "Apply". O problema deve ficar resolvido, pois o endereço 127.0.0.1 é sempre válido.

Pergunta: posso correr o projecto numa pasta numa pen USB?
Resposta: embora funcione, geralmente fica muito lento, pois o GNS3 cria ficheiros temporários grandes na pasta do projecto. É preferível correr o projecto no disco.

Ficheiros para o trabalho de laboratório:

Attachments