Laboratório

As aulas são no LSD2 - Laboratório Sistemas Digitais 2 - Sala 4.01 (último andar do pavilhão de electricidade).

Para acesso ao laboratório fora das aulas, contactar o Sr. António Alves.

Planeamento das aulas de laboratório

Semana de; Aula

1 (17/9): Inscrições no laboratório
2 (24/9): Inscrições no laboratório
3 (1/10): Feriado à 6ª-feira
4 (8/10): Introdução ao laboratório e aos trabalhos de laboratório
5 (15/10): 1º Trabalho de laboratório (início)
6 (22/10): 1º Trabalho de laboratório (fim)
7 (29/10): 2º Trabalho de laboratório (início)
8 (5/11): 2º Trabalho de laboratório (fim)
9 (12/11): Introdução ao projecto de VoIP
10 (19/11): 1º Trabalho de laboratório (fim)/Apoio ao projecto
11 (26/11): Apoio ao Projecto
12 (3/12): Apoio ao Projecto
13 (10/12): Apoio ao Projecto
14 (17/12): Apoio ao Projecto

Quando houver feriados, as aulas ficam atrasadas, suprimindo-se as últimas aulas.

1º Trabalho de Laboratório

Ficheiros do trabalho de laboratório:

1º Trabalho de Laboratório

Ficheiros do trabalho de laboratório:

2º Trabalho de Laboratório

Ficheiros do trabalho de laboratório:

FAQ do 2º trabalho de laboratório

Pergunta: Não consigo utilizar a placa ATM. Os cabos estão bem, mas nada funciona. Porquê?

Resposta: Com as placas ForeRunnerLE a 25 Mbps, o driver frequentemente não recupera da perda de portadora se os cabos forem desligados e ligados. Neste caso, embora os LEDs não revelem problemas, verifica-se com o "atmdiag" que as placas transmitem correctamente, mas deixam de receber células ATM. A solução é fazer reboot do PC  com os cabos bem ligados.

Projecto de VoIP

Página do " Asterisk, the Open Source PBX".
Página do "  X-Lite Softphone".
Livro " Asterisk: The Future of Telephony", 2ª Edição.
Livro "Asterisk: The Definitive Guide", 3ª Edição.
Ficheiros relativos ao trabalho de VoIP:

FAQ do Projecto de VoIP

Pergunta: O enunciado fala de instalar o pacote "Asterisk-123" para poder utilizar a função "MP3Player()", mas esse pacote não existe.
Resposta: É uma gralha: o pacote chama-se "Asterisk-mp3".

Pergunta:
Como manter valores de chamada para chamada? É necessário gravá-los em ficheiro ou numa base de dados?
Resposta:
Pode-se assumir que o Asterisk está a correr em permanência e usar variáveis globais para manter valores de chamada para chamada. Para consultar a forma de definir e manipular variáveis globais, sugere-se consultar a secção "Using variable" p. 135 (p. 163 do pdf) e seguintes da 2a Edição do Livro do Asterisk, bem como no apêndice B a sintaxe das funções Set() (e SetGlobalVar() se necessário).

Pergunta: como posso reproduzir os ficheiros de som e vídeo do Asterisk?
Resposta: a melhor forma é com o X-Lite e com o Asterisk. Os ficheiros de som .gsm também podem ser reproduzidos em Linux com o comando "play <ficheiro>" e em Windows com o VLC media player ou QuickTime player, por exemplo. Os ficheiros de som .wav podem ser reproduzidos com quase qualquer media player. Os ficheiros de vídeo .h263 podem ser reproduzidos com versões recentes do VLC media player (v2.0.2, por exemplo).

Pergunta: como posso arranjar mais ficheiros de som para o Asterisk?
Resposta1: nem todas as versões de Linux têm nos seus repositórios todos os pacotes de som disponibilizados com o Asterisk. Em http://downloads.asterisk.org/pub/telephony/sounds/  estão as versões mais recentes dos diferentes pacotes, que podem ser desarquivados manualmente para a directoria /usr/share/asterisk/sounds
Resposta2: o tradutor do Google sintetiza som com grande qualidade, em muitas línguas, carregando no botão do altifalante. É possível ir à cache do browser buscar o ficheiro mp3 correspondente...

Pergunta:posso usar o Ekiga em Linux para ligar ao Asterisk no mesmo PC?
Resposta: até agora, não se teve sucesso com isso, pois aparentemente o Ekiga assume que o SIP está no porto standard 5060, e não se consegue alterar isso (provavelmente algures no código está mesmo 5060, pelo que não é possível alterar). Mudando o Asterisk para outro porto, também não se teve sucesso.

Pergunta: posso usar o Asterisk em Windows?
Resposta: É possível correr o Asterisk em Windows numa máquina virtual Linux. Em http://sourceforge.net/projects/virtualboximage/files/ há máquinas virtuais para o VirtualBox pré-preparadas para a maior parte das versões do Linux. Basta depois instalar os pacotes adequados do Asterisk.

Pergunta: Estou a testar utilizando o Asterisk no Fedora, mas os Asterisk dá erro "permission denied" a abrir os ficheiros de som/vídeo. Já alterei as permissões para haver permissão de leitura dos ficheiros e pastas com o comando "chmod", mas continua a dar "permission denied". Como se resolve?
Resposta: A versão do Asterisk para Fedora não permite abrir ficheiros de som/vídeo que não estejam na pasta /usr/share/asterisk/sound ou numa subdirectoria dela. Coloquem os ficheiros, por exemplo, na pasta /usr/asterisk/sound/rsi e dêem permissão de leitura para todos.

Pergunta: porque é que às vezes não se recebe som dos telefones Cisco 7905G?
Resposta: os telefones Cisco 7905G não têm alta-voz propriamente dito, mas sim monitorização de som no seu altifalante. Se for activada a monitorização de som na tecla "SoundMonitor", o seu microfone é desligado. O fluxo de som continua a ser enviado, mas sem qualquer som.