Artigo sobre Telegrafia Sem Fios (TSF) no Faraday News

31 agosto 2020, 17:09 António Manuel Raminhos Cordeiro Grilo

"Caro Amigo do Museu Faraday,

É com muito prazer que lhe disponibilizamos o 3º número do Faraday News. A elaboração deste número foi atrasada por razões conhecidas, ligadas ao tempo que vivemos de confinamento e isolamento social, motivado pela pandemia do vírus Covid19.

Todos esperamos uma rápida retoma da nossa vida social, até agora substituída pelas redes digitais sociais, que têm tido um papel muito importante na manutenção das ligações entre as pessoas.

Daí que para este número tenhamos escolhido a Telegrafia sem Fios, TSF, que foi a primeira tecnologia digital de ligação entre as pessoas, nomeadamente na ligação entre os continentes separados pelos vários mares. A esta tecnologia estava associada a transmissão por rádio de impulsos discretos e um código de transmissão de informação. Falamos obviamente das invenções de Marconi e de Morse.

Pode encontrar o FaradayNews_3 no sítio

No sítio  https://museufaraday.ist.utl.pt/,  pode também encontrar  os números anteriores  do FaradayNews bem como outra informação sobre a História da Tecnologia.

Mesmo em confinamento social, estamos sempre ao seu dispor para proporcionar visitas com número limitado de visitantes ao Museu Faraday.

CumprimentosMoisés S. Piedade, Carlos F. Fernandes"

ATENÇÃO: O Exame de Época Especial será Realizado Presencialmente

27 agosto 2020, 16:25 António Manuel Raminhos Cordeiro Grilo

O Exame de Época Especial será realizado de forma presencial, na sala E1, tal como anunciado na página da UC. O formato irá corresponder ao formato normal de exames presenciais, estando dividido em duas partes, que correspondem a dois testes. Como habitualmente, vai ser necessário usar folha de exame, assim como máquina de calcular. Os formulários a utilizar estarão incluídos no próprio enunciado.

ATTN: Final Marks (to be submitted to the IST academic services)

17 julho 2020, 14:26 António Manuel Raminhos Cordeiro Grilo

The final grading that will be submitted to the IST academic services can now be accessed in separator "Notas"/"Marks" in the course's webpage. Any found mistakes are to be reported until Sunday, 19th July, 23:59, after which the grading will be officially submitted.

Note: the students may wish to verify if the final marks match the ones in separator "Grading" in the course's webpage.

Publicação de Notas

17 julho 2020, 14:18 António Manuel Raminhos Cordeiro Grilo

Pauta que irá ser submetida aos serviços académicos.

Recovery Exam: Revision

14 julho 2020, 18:53 António Manuel Raminhos Cordeiro Grilo

The revision of the recovery exam will take place by e-mail (antonio.m.r.c.grilo@tecnico.ulisboa.pt), as in previous tests. The students must present their questions until Thursday 16th July 2020 at 23:59.