Programa de Seminários

2 dezembro 2009, 12:47 José Borbinha

Programa de Seminários RGI (2009 - 2010)

06 Janeiro 2010

Local: Anfiteatro FA1 (Edifício INFORMÁTICA I)

10:30-11:30

Título: Processos de Produção e de Gestão de Informação para Televisão
Convidado: Alexandre Fraser Monteiro (CTO da wTVision)
Descrição: A wTVision ( http://www.wtvision.com ) é uma empresa Portuguesa especializada em software para estações de televisão, especialmente no processamento de informação em tempo real, com destaque para o infografismo e a informação estatística (apoio em tempo real a emissões de TV de actos eleitorais, competições desportivas, etc.). Grande parte da tecnologia utilizada pela wTVision foi concebida e desenvolvida pela própria empresa, o que a tornou um dos líderes do mercado nacional e com uma presença notável a nível internacional (entre os seus clientes contam-se a TV Globo, GOL TV, Al Jazeera, Endemol, Portugal Telecom, etc.)

11:30-12:30

Título: A iniciativa CLEF - Cross Language Evaluation Forum
Convidado: Jorge Machado (IST/INESC-ID/ESTGP)
Descrição:
A inicitaiva CLEF ( http://www.clef-campaign.org/) promove competições anuais em várias áreas em torno do problema da recuperação de informação em ambientes multilíngua. Nesta apresentação será feita uma descrição da iniciativa, dos desafios que recentemente têm sido lançados aos participantes e dops processos de avaliação usados.

14:00-15:00

Título: Wikipedia - Processos e Formas de Cooperação
Convidado: Susana Morais,  Nuno Tavares (Capítulo Português da Wikipedia)
Descrição:
Nesta apresentação serão descritos os processos de gesdtão de informação na Wikipedia, com um ênfase especial para a motivação e processo de criação recente do capítulo Português (
http://www.wikipedia.org/ - http://pt.wikimedia.org/wiki/Wikimedia_Portugal)

15:00-16:00

Título: Google Search Appliance
Convidado: Rui Pacheco (Sapira S.A.)

Descrição: A Safira foi pioneira na introdução em Portugal da "Google Search Appliance", um dispositivo da Google para pesquisa e recuperação de informação em redes empresariais. Esta apresentação irá descrever esse produto e a experiência da Safira no mercado ( http://www.safira.pt/ - http://www.google.com/enterprise/search/gsa.html).

04 Janeiro 2010

10:30 - 13:00
Local: Avenida Marechal Gomes da Costa, 37 - 1849-030 Lisboa

Título: Visita a canal de televisão - RTP

NOTA: Concentração na recepção da RTP às 10:20!!!

16 Dezembro 2009

14:30-16:00h
Local: Estrada da Outurela, nº119 - 2794-052 Carnaxide - Oeiras

Título: Visita a canal de televisão - SIC

09 Dezembro 2009

14:30-16:00h
Local: Sala F4 do Pavilhão Informática I - IST / Alameda

Título: O Arquivo da Web Portuguesa
Convidado: Daniel Gomes (FCCN)

Descrição: O Arquivo da Web Portuguesa (AWP -   http://arquivo-web.fccn.pt/) é um projecto da Fundação para a Computação Científica Nacional que tem como principal objectivo a preservação da informação publicada na web de Portugal. Este projecto da Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) visa a criação de um sistema de arquivo de conteúdos da web portuguesa, que terá como missão recolher periodicamente, armazenar e preservar a informação publicada. A primeira fase do desenvolvimento do Arquivo teve início em Janeiro de 2008 e prevê-se que termine no prazo de 2 anos. Contudo, a manutenção de um sistema desta natureza e a preservação da informação arquivada é uma tarefa que deverá ser perpetuada posteriormente. Entende-se por Web portuguesa, todos os conteúdos alojados sob o domínio .pt. Numa primeira fase, pretende-se arquivar apenas conteúdos alojados sob este domínio nacional, embora posteriormente se possam vir a abranger todas as páginas escritas em língua portuguesa.
Apresentação: https://dspace.ist.utl.pt/bitstream/2295/574498/1/ist2009-AWP.pdf