Seminários Convidados

13 novembro 2007, 17:43 José Borbinha

14 Nov. (4ª-Feira) - 11:00h / Sala FA1

  • Bruno Martins (IST / INESC-ID): Geographical Information Retrieval
19 Nov. (2ª-Feira) - 11:00h / Sala FA1
  • José Correia (Safira s.a.): Google Search Appliance
21 Nov. (4ª-Feira) - 11:00h / Sala FA1
  • Daniel Gomes (FCCN / Univ. de Lisboa): O motor de busca TUMBA / Preservação da web Portuguesa
21 Nov. (4ª-Feira) - 14:00h / Sala VA2
  • Alexandre Fraser (wTVision s.a.): Content management and production for broadcast and corporate TV channels
26 Nov. (2ª-Feira) - 11:00h / Sala FA1
  • Ana Fanqueira / José Lopes (SIC - Direcção de Informação): Media Asset Management - O Arquivo Audiovisual da SIC
03 Dez. (2ª-Feira) - 11:00h / Sala FA1
  • Maria da Conceição Isaac (ECM Consultant): Enterprise Content Management
05 Dez. (4ª-Feira) - 11:00h / Sala FA1
  • João Moreira (FCCN / B-ON): Projecto da B-ON - Contexto, desafios e história (por dentro)


Geographical Information Retrieval

Bruno Martins (IST / INESC-ID)

As necessidades de informação relacionam-se muitas vezes com um dado domínio geográfico, e uma vasta quantidade de informação na Web encontra-se geograficamente referenciada, no sentido em que se refere a locais específicos. Contudo, as bibliotecas digitais e as ferramentas de pesquisa tradicionais tratam as expressões geográficas de forma igual às restantes. Ainda que as tecnologias de acesso a informação geográfica tenham conhecido avanços consideráveis, estas assentam sobretudo em representações fortemente estruturadas e baseadas em mapas. Relativamente pouco esforço tem sido dedicado à criação dos mecanismos necessários ao acesso de informação não estruturada. Esta apresentação centra-se nesta nova área, mostrando como o contexto geográfico pode ser considerado em aplicações de recuperação de informação. Tópicos incluem o tratamento de referências geográficas em texto, a atribuição de âmbitos geográficos a documentos, e a construção de aplicações de pesquisa suportando âmbitos geográficos.


Google Search Appliance

José Correia (Safira s.a.)

Google Your Enterprise - Como a tecnologia Google para as empresas ajuda a criar o conceito de procura universal, ou seja, de uma única interface conseguir procurar informação pessoal, corporativa e pública de uma forma simples e integrada.


O motor de busca TUMBA / Preservação da web Portuguesa

Daniel Gomes (FCCN / Univ. de Lisboa)

O TUMBA! (Temos Um Motor de Busca Alternativo!) é um projecto de investigação que permitiu a criação de um sistema de pesquisa sobre a web portuguesa. A primeira parte da apresentação será focada no funcionamento genérico de um motor de busca sobre a web e detalhes da implementação do TUMBA! Na segunda parte da palestra será apresentado o projecto de arquivo da web portuguesa em curso na Fundação para a Computação Científica Nacional. Este projecto tem como objectivo a criação de um arquivo histórico da web, que permita preservar para gerações vindouras a informação publicada na web de Portugal, à semelhança do que acontece com os arquivos nacionais de publicações impressas.


Recolha Ágil de Estatística Desportiva

Alexandre Fraser (wTVision s.a.):

Como prestadora de serviços na área do Infografismo, a wTVision é especialista na recolha de informação estatística para modalidades desportivas em directo.
Os modelos de observação, a forma de explorar esta informação e os processos de aproveitamento das estatísticas para sistemas de informação em "back-office" para posterior reutilização da informação serão tema desta apresentação.
Também a arquitectura do software que permite esta abordagem ágil será focada.


Media Asset management - O Arquivo Audiovisual da SIC

Ana Fanqueira / José Lopes (SIC - Direcção de Informação):

As tecnologias digitais, nomeadamente em televisão, estão intimamente relacionadas com a mudança nos processos de comunicação nas empresas desta área na qual a SIC se integra. Um arquivo de televisão, não é já prioritariamente utilizado pela própria televisão mas também pelos outras canais de distribuição de informação ao público, seja em linha na Internet seja por telefone móvel. É neste contexto que se insere a digitalização do Arquivo da SIC. Quando uma notícia acontece há que a distribuir através do canal mais apropriado a cada pessoa, sendo objectivo do grupo Impresa chegar a todas as pessoas. É para esta filosofia que o Arquivo tem que estar preparado e para a qual um sistema de Gestão e Arquivo de Conteúdos Digitais se destina. Texto, gráficos, imagens, em diferentes formatos digitais permitem aos utilizadores total flexibilidade na utilização dos conteúdos arquivados, em qualquer ambiente de produção e/ou distribuição.


ECM - Enterprise Content Management

Maria da Conceição Isaac (ECM Consultant) :

As organizações debatem-se, diariamente, com o problema de gerir de forma eficaz e integrada com os processos de negócio, os vastos volumes de conteúdos recebidos do exterior e criados internamente. As soluções de Enterprise Content Management, são a resposta, dado que endereçam de forma eficiente e uniforme as necessidades de captura, gestão, armazenamento, manutenção e disponibilização dos conteúdos e documentos.
Nesta apresentação serão abordados os temas de Digitalização, Interpretação Automática de Documentos, Gestão de Conteúdos e Business Process Management, assim como, metodologias e aspectos organizacionais relacionados com a implementação deste tipo de soluções.

Nota biográfica:

Maria da Conceição Isaac é, actualmente, consultora independente na área de ECM, desempenhando funções de Coordenadora de projectos e de Consultodoria nas áreas de Processos, Gestão da Mudança, Arquivo e Concepção de Planos de Classificação, etc. É membro profissional da AIIM (Enterprise Content Management Association).

Entre 2003 e 2004 foi Principal na Cap Gemini, tendo sido responsável pela área de Content Management na disciplina de Technology Services. Entre 2001 e 2003 foi Directora da Unidade Funcional de Business Process Management da Megamedia (grupo PT Prime) e directora da Unidade de Competência de Gestão de Conhecimento na PT - Sistemas de Informação.

O seu percurso profissional começou em 1978 na DATINFOR - Informática e Serviços, Lda., onde durante sete anos exerceu funções de especialista de Office Information Systems. Entre 1986 e 2001 foi colaboradora da Burroughs, Unisys Portugal, ICL Computadores, Lda. (Suporte e Implementação de Projectos), Digital Portugal e Siemens SA (Business Manager na área de GED e Practice Manager da área de Business Information Management da SBS). Entre 1988 e 2001 foi consultora independente de GED - Gestão Electrónica de Documentos, desempenhando tarefas de consultoria de soluções em grandes projectos em Portugal.