ECM - Enterprise Content Management

ECM - Enterprise Content Management

Maria da Conceição Isaac (ECM Consultant) :

As organizações debatem-se, diariamente, com o problema de gerir de forma eficaz e integrada com os processos de negócio, os vastos volumes de conteúdos recebidos do exterior e criados internamente. As soluções de Enterprise Content Management, são a resposta, dado que endereçam de forma eficiente e uniforme as necessidades de captura, gestão, armazenamento, manutenção e disponibilização dos conteúdos e documentos.
Nesta apresentação serão abordados os temas de Digitalização, Interpretação Automática de Documentos, Gestão de Conteúdos e Business Process Management, assim como, metodologias e aspectos organizacionais relacionados com a implementação deste tipo de soluções.

Nota biográfica:

Maria da Conceição Isaac é, actualmente, consultora independente na área de ECM, desempenhando funções de Coordenadora de projectos e de Consultodoria nas áreas de Processos, Gestão da Mudança, Arquivo e Concepção de Planos de Classificação, etc. É membro profissional da AIIM (Enterprise Content Management Association).

Entre 2003 e 2004 foi Principal na Cap Gemini, tendo sido responsável pela área de Content Management na disciplina de Technology Services. Entre 2001 e 2003 foi Directora da Unidade Funcional de Business Process Management da Megamedia (grupo PT Prime) e directora da Unidade de Competência de Gestão de Conhecimento na PT - Sistemas de Informação.

O seu percurso profissional começou em 1978 na DATINFOR - Informática e Serviços, Lda., onde durante sete anos exerceu funções de especialista de Office Information Systems. Entre 1986 e 2001 foi colaboradora da Burroughs, Unisys Portugal, ICL Computadores, Lda. (Suporte e Implementação de Projectos), Digital Portugal e Siemens SA (Business Manager na área de GED e Practice Manager da área de Business Information Management da SBS). Entre 1988 e 2001 foi consultora independente de GED - Gestão Electrónica de Documentos, desempenhando tarefas de consultoria de soluções em grandes projectos em Portugal.

Attachments