Symposium on Complex Networks

10 outubro 2017, 08:08 Alexandre Francisco

Dear Network Science students,

Next Monday, October 16, by 17:00 at Abreu Faro Amphitheater, we will have the Symposium on Complex Networks: from Classical to Quantum at IST, with Albert-László Barabási talking about "Taming Complexity: Controlling Networks" and Yasser Omar talking about "The Emergence of Complex Quantum Networks". You are all invited to attend to these talks, being an exceptional opportunity to meet top researchers and learn about open and new challenges in this area.
Quantum Networks

Best regards,
Francisco and Alexandre.

News!

21 setembro 2017, 23:28 Francisco Correia dos Santos

Dear Network Science students,

After our brief overview of last Monday (slides available online), tomorrow (Sept. 22) we will i) briefly review basic concepts related to computational complexity and ii) get into the most standard global and local network measures. These topics will offer the necessary motivation to get into more sophisticated algorithms and data structures which will be discussed in the following classes.

Unfortunately, next Monday (Sept. 25) we will not have our class. We sincerely apologize for this. We will replace this class later on. Thus, next week, we will only have classes on Sept. 29th. We are truly sorry. In any case, we will remain available during the week to discuss any specific question you may have.

As we discussed last Monday, our labs start on Oct. 2. Until then you may assemble in groups of 2 or 3 students and register in one of the available labs. Registration will be open from Friday, Sept. 22 (15:45, after our class) until Sept 29 (19:00).

Hope it helps!

Best regards,
Francisco and Alexandre.

Bem-vindos a Redes Complexas!

10 agosto 2017, 15:42 Francisco Correia dos Santos

[English version available by switching to "EN". Thank you.]

Caros alunos,

Antes de mais, sejam bem-vindos à disciplina de Redes Complexas, que será coordenada por dois docentes: Francisco C. Santos e Alexandre P. Francisco

As aulas teóricas de Redes Complexas terão início no dia 18 de Setembro (segunda-feira). Na primeira aula explicaremos como funcionará a disciplina, qual a natureza dos desafios abordados e quais os métodos de avaliação. Além disso, faremos o exercício de traçar um percurso sobre todos os temas a abordar ao longo do semestre, de forma a ficarem com uma ideia geral do que irão aprender. Esperamos que esta visão de conjunto vos seja útil.

A avaliação da disciplina inclui um exame final e 2 projectos ou monografias a realizar em grupos de 2 ou 3 alunos ao longo do semestre. Em breve serão publicados os dois enunciados. Tentaremos, dentro do possível, que os projectos possam ser desenvolvidos nos laboratórios da disciplina, beneficiando da nossa ajuda directa. Por essa razão, é expectável que os membros de cada grupo se inscrevam no mesmo turno laboratorial de forma a poderem desenvolver o vosso trabalho em aula. Este ano teremos 2 turnos à segunda-feira (15h30-17h) e 1 turno à sexta-feira (15h30-17h). As inscrições serão feitas em grupo após a primeira aula teórica.

As aulas laboratoriais começarão na semana de 2-6 Outubro. Contudo, estaremos disponíveis nos horários dos laboratórios dos dias 25 e 29 de Set. para responder a qualquer dúvida que tenham sobre a cadeira ou sobre as ferramentas a usar na disciplina.

A cadeira é oferecida a vários departamentos e tem como objectivo adaptar-se aos interesses e formação de cada aluno. Por esta razão, iremos propor um leque alargado de temas que poderão escolher para o 2º projecto. Idealmente, cada grupo terá um tema diferente, escolhidos de forma a posicionar-vos o mais próximo possível da investigação que hoje se faz nas áreas de sistemas e redes complexas. Como estes temas são tradicionalmente interdisciplinares, há várias formas de os abordar e tentaremos alargar o mais possível as vossas escolhas. No final do semestre faremos uma pequena “workshop” com breves apresentações sobre o cada um fez, de forma a que todos fiquem a conhecer os temas uns dos outros.

Durante o semestre, e em particular durante a próxima semana, disponibilizaremos vários materiais de apoio na página da disciplina, desde artigos científicos a links úteis para o desenvolvimento dos trabalhos propostos.

Entretanto, qualquer dúvida que tenham, p.f., contem connosco! (franciscocsantos@tecnico.ulisboa.pt ou aplf@ist.utl.pt)

Cumprimentos e até breve,

Francisco & Alexandre.