Últimos anúncios

Bem-vindos a Redes Complexas!

10 Agosto 2017, 15:42 Francisco João Duarte Cordeiro Correia dos Santos

[English version available by switching to "EN". Thank you.]

Caros alunos,

Antes de mais, sejam bem-vindos à disciplina de Redes Complexas, que será coordenada por dois docentes: Francisco C. Santos e Alexandre P. Francisco

As aulas teóricas de Redes Complexas terão início no dia 18 de Setembro (segunda-feira). Na primeira aula explicaremos como funcionará a disciplina, qual a natureza dos desafios abordados e quais os métodos de avaliação. Além disso, faremos o exercício de traçar um percurso sobre todos os temas a abordar ao longo do semestre, de forma a ficarem com uma ideia geral do que irão aprender. Esperamos que esta visão de conjunto vos seja útil.

A avaliação da disciplina inclui um exame final e 2 projectos ou monografias a realizar em grupos de 2 ou 3 alunos ao longo do semestre. Em breve serão publicados os dois enunciados. Tentaremos, dentro do possível, que os projectos possam ser desenvolvidos nos laboratórios da disciplina, beneficiando da nossa ajuda directa. Por essa razão, é expectável que os membros de cada grupo se inscrevam no mesmo turno laboratorial de forma a poderem desenvolver o vosso trabalho em aula. Este ano teremos 2 turnos à segunda-feira (15h30-17h) e 1 turno à sexta-feira (15h30-17h). As inscrições serão feitas em grupo após a primeira aula teórica. 

As aulas laboratoriais começarão na semana de 2-6 Outubro. Contudo, estaremos disponíveis nos horários dos laboratórios dos dias 25 e 29 de Set. para responder a qualquer dúvida que tenham sobre a cadeira ou sobre as ferramentas a usar na disciplina.

A cadeira é oferecida a vários departamentos e tem como objectivo adaptar-se aos interesses e formação de cada aluno. Por esta razão, iremos propor um leque alargado de temas que poderão escolher para o 2º projecto. Idealmente, cada grupo terá um tema diferente, escolhidos de forma a posicionar-vos o mais próximo possível da investigação que hoje se faz nas áreas de sistemas e redes complexas. Como estes temas são tradicionalmente interdisciplinares, há várias formas de os abordar e tentaremos alargar o mais possível as vossas escolhas. No final do semestre faremos uma pequena “workshop” com breves apresentações sobre o cada um fez, de forma a que todos fiquem a conhecer os temas uns dos outros.

Durante o semestre, e em particular durante a próxima semana, disponibilizaremos vários materiais de apoio na página da disciplina, desde artigos científicos a links úteis para o desenvolvimento dos trabalhos propostos.

Entretanto, qualquer dúvida que tenham, p.f., contem connosco! (franciscocsantos@tecnico.ulisboa.pt ou aplf@ist.utl.pt)

Cumprimentos e até breve,

Francisco & Alexandre.

Corpo Docente

Francisco João Duarte Cordeiro Correia dos Santos

Responsavel

franciscocsantos@tecnico.ulisboa.pt