Primeira Semana de aulas!

3 setembro 2019, 21:15 Carlos Baleizão

Bem-Vindos ao IST e à Unidade Curricular (UC) de QUÍMICA!

Apresentamos abaixo algumas informações muito importantes, relativas ao início das aulas, que devem ler com toda a atenção.

Todo o funcionamento desta UC (Química) encontra-se explicado na página principal da UC, cujas secções devem aceder e ler para compreender bem o funcionamento (em particular a secção REGRAS DE AVALIAÇÃO). Por favor consultem-nas com regularidade, em particular a sua secção de ANÚNCIOS.

Página principal da cadeira: https://fenix.tecnico.ulisboa.pt/disciplinas/Qui77/2019-2020/1-semestre

INÍCIO DAS AULAS 2019-2020

1) AULAS TEÓRICAS:

As aulas teóricas terão início na primeira semana:

- dia 16 de Setembro (2ª feira às 13:00, turmas MEEC 0101, 0102, 0103, 0104)

- dia 18 de Setembro (4ª feira às 17:00, turmas MEEC 0105, 0106, 0107)

NÃO FALTAR À AULA DE APRESENTAÇÃO!

O material de suporte às aulas será adicionado semanalmente na secção "Aulas Teóricas".

2) AULAS PRÁTICAS (DE PROBLEMAS):

TODAS as aulas práticas (de problemas) terão início na primeira semana.

Cada turma têm aulas práticas SEMANAIS de 1 hora.

É MUITO IMPORTANTE ir às aulas práticas logo na 1ª semana de aulas.

3) AULAS LABORATORIAIS:

Os alunos devem seguir estritamente o horário da aula laboratorial da respectiva turma em que estão inscritos. No entanto, as inscrições laboratoriais efectuadas no FENIX não serão válidas, tendo os alunos de se inscreverem nas respectivas sessões de inscrição nos horários abaixo indicados. Ignorem o horário/calendário dos laboratórios disponibilizado na vossa área do Fénix. As inscrições nos turnos laboratoriais ocorrerão na 1ª semana de aulas, no laboratório de Química Geral do Departamento de Engenharia Química (Torre Sul, PIso -1), nos seguintes horários:

Turma MEEC 0101: 16 de Setembro (2ª feira), 16:30

Turma MEEC 0102: 18 de Setembro (4ª feira), 16:00

Turma MEEC 0103: 20 de Setembro (6ª feira), 17:00

Turma MEEC 0104: 17 de Setembro (3ª feira), 18:30

Turma MEEC 0105: 16 de Setembro (2ª feira), 10:00

Turma MEEC 0106: 16 de Setembro (2ª feira), 12:00

Turma MEEC 0107: 16 de Setembro (2ª feira), 18:30

TODAS as aulas laboratoriais começarão efectivamente na 2ª semana de aulas a partir do dia 23 de Setembro (2ª feira).

O calendário das aulas de laboratório, por turma e turno, está disponível na secção "Aulas de Laboratório". Ignorem o horário/calendário dos laboratórios disponibilizado na vossa área do Fénix.

Antes de iniciar as aulas laboratoriais os alunos deverão ter lido as normas de SegurançaLaboratorial e ter entregue ao docente da aula laboratorial o “REGISTO DE LEITURA DAS REGRAS BÁSICAS DE SEGURANÇA NOS LABORATÓRIOS” devidamente assinado (por favor consultar a secção “Segurança Laboratorial” na página da UC).

NOTE que para a preparação dos trabalhos laboratoriais deve consultar obrigatoriamente a secção "Preparação das Aulas de Laboratório".

INSCRIÇÕES NOS TURNOS LABORATORIAIS:

1) Cada grupo laboratorial será constituído por 4 alunos.

2) Por turma haverá 2 turnos (1º e 2º) e cada grupo terá aulas laboratoriais de 2 em 2 semanas. O calendário das aulas laboratoriais está disponível na secção "Aulas de Laboratório".

3) As inscrições nos turnos laboratoriais ocorrerão na 1ª semana de aulas no horário indicado acima. Ignorem o horário/calendário dos laboratórios disponibilizado na vossa área do Fénix aquando da vossa matrícula.

4) Nota para os alunos que repetem a cadeira: são considerados realizados os trabalhos feitos com aprovação dos docentes nos dois últimos anos de 2017/18 e 2018/19. Em caso de dúvida, contactar o docente responsável.

No caso de um aluno possuir o estatuto de trabalhador-estudante durante o semestre (é necessário oficializá-lo junto da secretaria com documento da entidade patronal) estará dispensado da parte laboratorial.

MATERIAL IMPRESCINDÍVEL PARA AULAS PRÁTICAS:

- Folhas de Problemas de Química (Geral)

- Máquina de Calcular ou Tablet

- Tabela Periódica

MATERIAL IMPRESCINDÍVEL  PARA AS AULAS LABORATORIAIS:

- Guia de Laboratórios de Química Geral

- Bata e Óculos de Protecção