Notas 1º teste

29 Outubro 2019, 11:46 Joao Luis Alves Ferreira da Silva

As notas do primeiro teste estão disponíveis da página do Fénix, secção EXAMES no ficheiro NOTAS. Os testes podem ser consultados (trata-se de uma consulta e não de uma revisão de provas) na 2ª feira dia 4 de Novembro entre as 11h30m e as 12h30m no meu gabinete do 11º piso da Torre Sul. - ATENÇÃO: este é o novo horário de dúvidas para as 2ªas feiras tendo havido uma alteração relativamente ao horário inicialmente proposto para este dia da semana após 30 de Outubro.

Sala para 1º teste de Química

17 Outubro 2019, 14:46 Joao Luis Alves Ferreira da Silva

Os alunos devem dirigir-se no próximo sábado dia 19 de Outubro à sala C01 (cave do Pavilhão Central) pelas 10h 50m para realizar o 1º teste de Química

Dúvidas 1º teste

14 Outubro 2019, 15:43 Joao Luis Alves Ferreira da Silva

3ª feira - 10h-11h30 (quando sugeri até às 13h esqueci-me que dava aulas das 11h30 às13h)
4ª feira - 11h-12h30
5ªfeira - 11h-13h e 15h-18h
6ª feira - 15h - 18h

Inscrições no 1º teste e erros nas folhas teóricas

10 Outubro 2019, 14:07 Joao Luis Alves Ferreira da Silva

As inscrições para o primeiro teste (19 de Outubro)  já se encontram abertas e encerram dia 17 de outubro às 12 horas. Os alunos devem inscrever-se de  forma a garantir a sua presença nesse teste.

A sala ou salas em que irão realizar os testes será comunicada por anúncio nesta página dia 18 de outubro. Para o testes devem levar folhas de ponto (que estão à venda na secção de folhas), tabela periódica e máquina de calcular científica. Não serão autorizados empréstimos de tabelas e calculadoras durante o exame.

Venho igualmente informar-vos que foram detectados erros tipográficos graves no 2º problema resolvido do capítulo 3, que se encontra nas páginas 3.23 e 3.24 da edição 2019-2020 das Folhas Teóricas de Química editadas pela AEIST. Esta situação é, neste momento, inexplicável pois na edição do ano passado (2018-2019) das Folhas este problema encontra-se correcto...

De facto, na edição deste ano, todas as configurações das espécies Ti, Ti+, Ti2+, Fe, Fe+ e Fe2+ que constam no problema são iguais e iguais à configuração do Ti. Os estudantes devem pois fazer as devidas correcções dessas páginas no seu exemplar, de acordo com as anotações dos erros que se encontram no link:

Pedimos desculpa por esta situação e solicitamos o favor de que todos erros encontrados nas Folhas Teóricas, Folhas de Problemas e Guia de Laboratório nos sejam enviados para amrego@tecnico.ulisboa.pt.

Bem vindos

5 Setembro 2019, 12:25 Joao Luis Alves Ferreira da Silva

BEM-VINDOS À CADEIRA DE QUÍMICA!

Apresentamos abaixo algumas informações muito importantes, relativas ao início das aulas, que devem ler com toda a atenção.

Todo o funcionamento da cadeira de Química encontra-se bem explicado na página principal da cadeira, cujas secções devem visitar e ler para compreender bem o funcionamento da cadeira (em particular a secção REGRAS DE AVALIAÇÃO). Por favor consultem-na com regularidade, em particular a sua secção de ANÚNCIOS.

* INÍCIO DAS AULAS 2019-2020

1) AULAS TEÓRICAS:

TODAS as aulas teóricas terão início no dia 16 de Setembro (2ª feira):

2) AULAS PRÁTICAS (DE PROBLEMAS):

As aulas práticas (de problemas) terão início no dia 16 de Setembro (2ª feira) e 17 de Setembro (3ª feira) para os alunos de Ambiente e Materiais, respectivamente. Estas aulas funcionam para todos os alunos de cada curso. Cada uma das turmas tem aulas práticas SEMANAIS de 1 hora.

3) AULAS LABORATORIAIS:

As inscrições nos turnos laboratoriais ocorrerão na 1ª semana de aulas: 18 de Setembro para os alunos de Ambiente e 19 de Setembro para os alunos de Materiais .

As aulas laboratoriais de Ambiente começarão efectivamente na 2ª semana de aulas no dia 25 de Setembro (4ª feira) e para os alunos de Materiais na 3ª semana de aulas no dia 3 de Outubro.

Antes de iniciar as aulas laboratoriais os alunos deverão ter lido as normas de Segurança Laboratorial e ter entregue ao docente da aula laboratorial o “REGISTO DE LEITURA DAS REGRAS BÁSICAS DE SEGURANÇA NOS LABORATÓRIOS” devidamente assinado (por favor consultar a secção “Segurança Laboratorial” na página da cadeira.

NOTE que para a preparação dos trabalhos laboratoriais deve consultar obrigatoriamente a secção "Preparação das Aulas de Laboratório".

* INSCRIÇÕES NOS TURNOS LABORATORIAIS:

1)
Cada grupo laboratorial será constituído por 4 alunos.

2)
Haverá 2 turnos (1º e 2º) e cada grupo terá aulas laboratoriais de 2 em 2 semanas, sendo a semana de 16 a 20/10 de paragem para os alunos de Ambiente.

3)
As inscrições nos turnos e grupos  laboratoriais  serão efectivamente realizadas no Laboratório de Química Geral (LQG), na Torre Sul, piso -1 (ou piso 01) - 18 de Setembro para Ambiente e 19 de Setembro para Materiais.. ATENÇÃO!:As inscrições laboratoriais efectuadas no FENIX não serão válidas, tendo os alunos que se inscreverem nas respectivas sessões de inscrição.

4)
 Nota para os alunos que repetem a cadeira: são considerados realizados os trabalhos feitos com aprovação dos docentes (OK) nos dois últimos anos de 2017/18 e 2018/19 (consultar pautas na Rubrica  “Turnos laboratoriais” – laboratorios 2018-2019.xlsx ). No caso de um aluno possuir o estatuto de trabalhador-estudante durante o semestre da cadeira (é necessário oficializá-lo junto da secretaria com documento da entidade patronal) estará dispensado da parte laboratorial.

* MATERIAL IMPRESCINDÍVEL PARA AULAS PRÁTICAS:

- Folhas de Problemas de Química Geral

- Máquina de Calcular ou Tablet

- Tabela Periódica

E PARA AS AULAS LABORATORIAIS:

- Guia de Laboratórios de Química Geral

- Bata e Óculos de Protecção