Métodos de Avaliação

Na data de realização do 1º Exame (18/06/2020) serão também realizadas as repetições de 1º Teste e de 2º Teste. A plataforma utilizada para todas as provas será  a Socrative na opção de perguntas de escolha múltipla. As provas decorrerão em simultâneo. A duração das repetições de testes será de 1.5 h e a duração do 1º exame será de 2.0 h.

Os recursos necessários serão computador, webcam, microfone, máquina de calcular e tabela periódica.

Relembra-se o acesso à SOCRATIVE:

Após digitar o nome da sala aparece a seguinte janela:

Quando o Professor lançar o teste/exame, deverá identificar-se como indicado abaixo:

Terá imediatamente acesso ao enunciado da prova de avaliação.

Ter em atenção, relativamente às perguntas de escolha múltipla, que:

05/06/2020 LMM

Face ao Plano de Contingência do IST relativamente ao surto de COVID-19, a via de avaliação Via Testes consistirá previsivelmente em 2 Testes realizados on-line com a seguinte ponderação:

1º Teste (27/04/2020): 10 valores - 50%

2º Teste (23/05/2020): 10 valores - 50%

Para as provas on-line será utilizada a plataforma Socrative na opção de perguntas de escolha múltipla.

Esta metodologia poderá ser ajustada conforme a necessidade e a evolução da situação.

16/03/2020 LMM

Os alunos poderão escolher uma de duas vias de avaliação: Via Testes, consistindo em 3 testes (+ exame de recurso) ou Via Exame, consistindo em 1 exame (+ exame de recurso).

Na Via Testes, o aluno será aprovado se a média da classificação dos três testes for igual ou superior a 9.5/20 valores.

A matéria avaliada tem duas componentes quer na Via Testes quer na Via Exame: componente teórico-prática, com o peso de 80% e componente laboratorial, com o peso de 20%.

A avaliação da componente laboratorial é feita através de questões colocadas, nos testes ou nos exames, sobre 4 trabalhos laboratoriais, valendo 4/20 valores (1/20 valores para cada trabalho). A contabilização das respostas dadas a cada uma das 4 questões (Via Testes ou Via Exame) só é efetiva se o aluno tiver sido aprovado na realização do respetivo trabalho (realização da aula laboratorial e aprovação da ficha do trabalho respectiva).

Os alunos que tenham obtido aprovação nos trabalhos de laboratório nos dois últimos anos letivos poderão optar por não os repetir.

Os alunos que tenham estatuto de trabalhador-estudante poderão optar por ser avaliados apenas na componente teórico-prática, valendo esta 20 valores.

O exame de recurso na Via Testes é realizado na primeira data de exames e na Via Exame é realizado na segunda data de exames. A melhor das classificações obtidas, contará como a classificação final.

Após a publicação das classificações de cada prova de avaliação será marcada uma data para a consulta, pelos alunos, da sua prova.

10/02/2020 LMM