Normas de Avaliação

1. Os alunos podem escolher uma de duas vias:

i ) testes

ii ) exames

2. Os testes são em número de 3.

primeiro a 22 de Outubro de 2011 (9:00-10:30)

segundo a 21 de Novembro de 2011 (19:30-21:00)

terceiro a 17 de Dezembro de 2011 (9:00-10:30)

3. Os exames são em número de 2.

Os alunos que tenham seguido a via testes podem comparecer apenas a um dos exames, mesmo que tenham tido aprovação na via testes.

Os alunos que tenham seguido a via exames podem comparecer nas duas datas de exame, mesmo que tenham tido aprovação no 1º exame.
Em ambos os casos, conta a melhor das notas obtidas.

1º Exame a 17/01/2012 (11:30-14:00)

2º Exame a 08/02/2012 (8:00-10:30)

4. Considera-se que o aluno optou pela via de testes, se compareceu e entregou o segundo teste. Esta opção implica que os alunos que a tomarem só podem comparecer a um dos dois exames.

5. A matéria a ser avaliada divide-se em duas partes:

i ) Teórica e problemas, com o peso de 80%.

ii ) Laboratorial com o peso de 20%.

A avaliação na parte laboratorial é feita através de questões colocadas nos testes e nos exames sobre cada um dos trabalhos (em número de 4), cujas respostas só serão contabilizadas se o aluno tiver realizado o respectivo trabalho, isto é, feitos os ensaios e entregue a folha de questionário com aprovação do docente de laboratório.

Nota para os alunos repetentes da cadeira: são considerados realizados os trabalhos feitos com aprovação do docente nos anos de 2009/10 e 2010/11 . Os alunos que fizeram os trabalhos laboratoriais no ano 2009/10 terão, no entanto, de realizar o novo trabalho laboratorial nº 3 (T3) e entregar e ter aprovação no respectivo questionário.

No caso de um aluno possuir o estatuto de trabalhador-estudante durante o semestre da cadeira (é necessário oficializá-lo junto da secretaria com documento da entidade patronal) estará dispensado da parte laboratorial. Deste modo, nos testes (2º e 3º) ou exames, o aluno não necessitará de responder às perguntas laboratoriais (que perfazem um total de 4 valores da nota final), sendo a restante parte da prova cotada para 20 valores. Quando se apresentar a teste ou exame deve escrever bem visível no canto superior direito "Trabalhador-estudante". No entanto, se estiver em condições de poder responder às perguntas laboratoriais, podê-lo-á fazer, sendo consequentemente classificado de modo igual aos restantes alunos.

6. Os pesos dos testes são os seguintes:

1º teste - 5 valores

2º teste - 8 valores

3º teste - 7 valores

7. A nota mínima em cada um dos testes é de 7,0 valores (em 20). O aluno que tenha obtido uma classificação inferior a 7,0 valores abandona a via testes, independentemente do facto de possuir uma média dos testes igual ou superior a 9,5 valores, tendo apenas mais uma oportunidade de avaliação numa das 2 datas de exame (ver pontos 3 e 4 destas normas).

8. Os alunos que tenham realizado o segundo exame sem obterem aprovação (nota 9,5 valores) têm a classificação de Reprovado.