Métodos de Avaliação

1. O método de avaliação contempla duas componentes: avaliação contínua (50%) e avaliação por exame (50%).

 

2. A componente de avaliação contínua será realizada ao longo das aulas, sendo dividida em:

i)   3 provas MAP15 (quizzes a realizar em papel) com a duração de 10 min cada, que decorrerão nas aulas práticas nas semanas 3 , 5  e 7, com um peso de 30% na nota final da UC. A nota desta componente (MAP) corresponde à média dos 3 Quizzes. 

ii)  2 Fichas de Laboratório (quizzes a realizar em papel) com a duração de 15 min cada, que decorrerão nas aulas de laboratório nas semanas 4  e 7, com um peso de 20% na nota final da UC. Em cada ficha serão avaliados 2 trabalhos de laboratório, em separado. Esta componente só estará acessível relativamente aos trabalhos que o aluno realizou no laboratório. Não serão realizadas recuperações dos trabalhos de laboratório que o aluno não realizou. A nota final desta componente laboratorial (L) corresponde à média das 2 fichas realizadas no corrente ano letivo.

 

3. O Exame (E) irá decorrer a 4/11  e avaliará sobre toda a matéria leccionada nas aulas teóricas e práticas, tendo a duração de 1h:30 min. Esta componente tem um peso de 50% na nota final da UC, e nota mínima de 7 valores.

 

4. O aluno será aprovado à UC se a Nota Final (NF)

NF = 0,3*MAP + 0,2*L + 0,5*E

for igual ou superior a 9,5/20 valores.

 

5. O Exame de Recurso (ER), que se realizará a 3/02, avaliará sobre toda a matéria leccionada nas aulas teóricas e práticas, tendo a duração de 2 h. Este exame tem nota mínima de 7 valores. O aluno será aprovado se a Nota Final (NF)

NF = 0,2*L + 0,8*ER       ou        NF = 0,3*MAP + 0,2*L + 0,5*ER

for igual ou superior a 9,5/20 valores, contando a melhor das duas notas.

 

6. No caso dos alunos que sejam admitidos no IST comprovadamente na 2ª ou 3ª fase do Concurso Nacional de Acesso, o peso das componentes MAP falhadas (10% cada na nota final da avaliação contínua) será transferido para a prova de Exame (E) ou de Exame de Recurso (ER), isto é um aluno de 2ª ou 3ª fase será aprovado à UC se a Nota Final (NF)

NF = (0,3 - 0,1*F)*MAP + 0,2*L+ (0,5 + 0,1*F)*E  ou  NF = (0,3 - 0,1*F)*MAP + 0,2*L + (0,5 + 0,1*F)*ER

for igual ou superior a 9,5/20 valores, em que F é o número de componentes MAPs falhadas. Os trabalhos laboratoriais falhados não serão recuperados no laboratório, resultando em que as componentes L de avaliação contínua falhadas poderão ser respondidas nas respectivas fichas de laboratório (1 e/ou 2), desde que estes alunos preparem o respetivo trabalho (através da leitura da técnica laboratorial no Guia de Laboratórios+visualização do vídeo do trabalho+realização dos questionários de validação) e visualizem o vídeo de execução correspondente.

 

7. Para estudantes com estatuto de trabalhador estudante ou com estatuto de desportista de alta competição, que estejam devidamente oficializados pelos órgãos de gestão do IST, o método de avaliação é exclusivamente exame (E ou ER), e o aluno será aprovado se a nota do mesmo for igual ou superior a 9,5/20 valores. No entanto, se estes alunos desejarem, podem realizar a componente laboratorial, sendo avaliados segundo as regras de um estudante convencional (ver pontos 1 a 5).

 

8. Na época especial ou época extraordinária, dia 24/07, o método de avaliação será exclusivamente exame e o aluno será aprovado se a nota do mesmo for igual ou superior a 9,5/20 valores.

 

9. Alunos reinscritos (para repetição ou melhoria de nota na UC), que já tenham realizado (tido OK) nos 2 anos letivos anteriores pelo menos 3 dos 4 trabalhos laboratoriais, estarão dispensados da realização dos trabalhos já realizados, tendo necessariamente de realizar a componente L de avaliação dos mesmos, já que não serão guardadas as classificações obtidas nas fichas laboratoriais dos anos anteriores. A realização laboratorial do trabalho em falta será feita na semana em que o trabalho esteja a funcionar. Para o efeito, o aluno deverá enviar previamente um e-mail dirigido ao docente que leciona esse turno laboratorial manifestando a sua intenção em realizar o trabalho. No entanto, se os alunos desejarem, podem realizar de novo toda a componente laboratorial.

10. Os alunos que forem aprovados na UC na época normal podem realizar o Exame de Recurso para efeitos de melhoria de nota, contando a melhor das três notas

NF = 0,3*MAP + 0,2*L + 0,5*E       ou       NF = 0,2*L + 0,8*ER       ou       NF = 0,3*MAP + 0,2*L + 0,5*ER

para o cálculo da Nota Final (ver pontos 4 e 5).