Sumários

Aminoácidos. Péptidos . Proteínas

13 dezembro 2007, 08:30 Maria Luisa Tavora de Magalhaes Barros Franco

Determinação da estrutura de um polipéptido (continuação). Reacção com a ninidrina. Síntese de uma cadeia polipeptidica. Síntese de Merrifield.


Aminoácidos. Péptidos . Proteínas

11 dezembro 2007, 08:30 Maria Luisa Tavora de Magalhaes Barros Franco

Estrutura primária,secundária,terciária e quaternária das proteínas. Propriedades ácido-base de aminoácidos. Síntese e resolução de aminoácidos. Determinação da estrutura de um polipeptido.


Hidratos de Carbono

6 dezembro 2007, 08:30 Maria Luisa Tavora de Magalhaes Barros Franco

Determinação da estrurura da D-glucose. Dissacáridos e polissacáridos. Alguns açúcares importantes do ponto de vista biológico. Ácidos ribonucleico (RNA) e desoxiribonucleico (DNA).


Compostos Aromáticos e Hidratos de Carbono

4 dezembro 2007, 08:30 Maria Luisa Tavora de Magalhaes Barros Franco

Reacções de substituição nucleófila aromática. Mecanismo de eliminação-adição. Prova da existência do benzino. Reacções de substituição nucleófila na piridina. Introdução à química dos hidratos de carbono. Reacções de monossacáridos .


Compostos Aromáticos

29 novembro 2007, 08:30 Maria Luisa Tavora de Magalhaes Barros Franco

Reacção da anilina com ácido nitroso. Reacções dos sais de diazónio sem perda de azoto: síntese de compostos azo. Reacções de sais de diazónio com perda de azoto: síntese de halo e de ciano derivados.Reacções de substituição nucleófila aromática:mecanismo de adição-eliminação.