Métodos de Avaliação

1. O método de avaliação contempla duas componentes: avaliação contínua (50%) e avaliação por exame (50%).

 

2. A componente de avaliação contínua será realizada presencialmente ao longo das aulas, sendo dividida em:

i)    3 Quizzes (a realizar em suporte electrónico - Google Forms) com a duração de 20 min cada, que decorrerão nas aulas de problemas nas semanas 2 (11-15 de Outubro), 3 (18-22 de Outubro) e 5 (1-5 de Novembro), com um peso de 30% na nota final da UC. A nota desta componente (MAP) corresponde à média dos 3 Quizzes. Para este efeito, cada estudante terá necessariamente de ter ativada a sua conta GSuite.

ii)   2 Fichas de Laboratório (a realizar em suporte electrónico - Google Forms) com a duração de 20 min cada, que decorrerão nas aulas de problemas nas semanas 4 (25-29 de Outubro) e 6 (8-12 de Novembro), com um peso de 20% na nota final da UC. Em cada ficha serão avaliados 2 trabalhos de laboratório, em separado. Esta componente só estará acessível relativamente aos trabalhos que o aluno realizou. Não serão realizadas recuperações dos trabalhos de laboratório que o aluno não realizou. A nota final desta componente laboratorial (L) corresponde à média das 2 fichas.

 

3. O Exame (E) irá decorrer presencialmente na 9ª semana de aulas (a 25 de Novembro), e avaliará sobre toda a matéria leccionada nas aulas teóricas e práticas, tendo a duração de 2 h. Esta componente tem um peso de 50% na nota final da UC, e nota mínima de 7 valores.

 

4. O aluno será aprovado à UC se a Nota Final (NF)

NF = 0,3*MAP + 0,2*L + 0,5*E

for igual ou superior a 9,5/20 valores.

 

5. O Exame de Recurso (ER), irá decorrer presencialmente na 20ª semana de aulas, e avaliará sobre toda a matéria leccionada nas aulas teóricas e práticas, tendo a duração de 2 h. Este exame tem nota mínima de 7 valores. O aluno será aprovado se a Nota Final (NF)

NF = 0,2*L + 0,8*ER         ou           NF = 0,3*MAP + 0,2*L + 0,5*ER

for igual ou superior a 9,5/20 valores, contando a melhor das duas notas.

 

6. No caso dos alunos que sejam admitidos no IST na 2ª ou 3ª fase do Concurso Nacional de Acesso, o peso das componentes MAP falhadas (10% cada na nota final da avaliação contínua) será transferido para a prova de Exame (E) ou de Exame de Recurso (ER), isto é um aluno de 2ª ou 3ª fase será aprovado à UC se a Nota Final (NF)

NF = (0,3 - 0,1*F)*MAP + 0,2*L+ (0,5 + 0,1*F)*E  ou  NF = (0,3 - 0,1*F)*MAP + 0,2*L + (0,5 + 0,1*F)*ER

for igual ou superior a 9,5/20 valores, em que F é o número de componentes MAPs falhadas. Os trabalhos laboratoriais falhados não serão recuperados no laboratório, resultando em que as componentes L de avaliação contínua falhadas poderão ser respondidas nas respectivas fichas de laboratório (1 e/ou 2), desde que estes alunos preparem o respetivo trabalho (através da leitura da técnica laboratorial no Guia de Laboratórios+visualização do vídeo do trabalho+realização dos questionários de validação) e visualizem o vídeo de execução correspondente.

 

7. No caso de estudantes com estatuto de trabalhador estudante ou com estatuto de desportista de alta competição, que estejam devidamente oficializados pelos órgãos de gestão do IST, o método de avaliação é exclusivamente exame (E ou ER), e o aluno será aprovado se a nota do mesmo for igual ou superior a 9,5/20 valores. No entanto, se estes alunos desejarem, podem realizar a componente laboratorial, sendo avaliados segundo as regras de um estudante convencional (ver pontos 1 a 5).

 

8. No caso da época especial ou época extraordinária, o método de avaliação será exclusivamente por exame presencial, e o aluno será aprovado se a nota do mesmo for igual ou superior a 9,5/20 valores.

 

9. No caso dos alunos reinscritos, que já tenham realizado (tido OK) em anos letivos anteriores pelo menos 3 dos 4 trabalhos laboratoriais, estarão dispensados da realização dos trabalhos já realizados, tendo acesso à componente L de avaliação dos mesmos. A realização laboratorial do trabalho em falta será feita na semana em que o trabalho esteja a funcionar. Para o efeito, o aluno deverá enviar previamente um e-mail dirigido ao docente que leciona esse turno laboratorial manifestando a sua intenção em realizar o trabalho. No entanto, se os alunos desejarem, podem realizar de novo toda a componente laboratorial.

 

10. Os alunos que forem aprovados na UC na época normal podem realizar o Exame de Recurso para efeitos de melhoria de nota, contando a melhor das três notas

NF = 0,3*MAP + 0,2*L + 0,5*E       ou       NF = 0,2*L + 0,8*ER       ou       NF = 0,3*MAP + 0,2*L + 0,5*ER

para o cálculo da Nota Final (ver pontos 4 e 5).