Métodos de Avaliação

Os alunos poderão optar por fazer a disciplina por testes ou por exame. Assim, existirão as seguintes hipóteses:

1.  Realização do 1º teste (parte I) e do 2º teste (parte II),
  2.  Exame escrito na "Época de Exames" (parte I e/ou parte II).

Globalmente a cada aluno é dada oportunidade de se apresentar para provas em cada parte (I ou II) da disciplina duas vezes.

Pontos importantes:

(a) cada um dos dois testes é classificado para um total de 10 valores. A nota final resulta da soma das duas classificações (do 1º e 2º teste). Qualquer arredondamento a fazer, será efectuado à soma das duas classificações;

(b) o aluno, na opção de testes, não poderá ter aproveitamento na disciplina se num dos dois testes tiver classificação inferior ou igual a 3,5 (em 10 valores);

(c) caso o aluno tenha nota inferior ou igual a 3,5 valores no 1º teste, não poderá realizar o 2º teste. Para ter aproveitamento na disciplina terá de realizar o exame escrito na "Época de Exames".

(d) caso o aluno tenha nota inferior ou igual a 3,5 valores no 1º ou no 2º teste, para ter aproveitamento na disciplina terá de realizar as partes correspondentes do exame escrito na "Época de Exames".

A nota mínima para aproveitamento na disciplina é de 9,5 valores .

Os alunos que na avaliação por testes ou por exame escrito obtiverem classificação entre 8,8 e 9,4 valores poderão solicitar uma prova oral.

As provas orais só se realizarão depois da data do 2º exame e das classificações deste exame atribuídas.

Para realizar os testes ou exame os alunos terão de fazer uma pré-inscrição através do sistema Fénix do IST.

Plano de datas de avaliação previstas :

- o 1º teste durante o período de aulas (final do mês de Abril).

- o 2º teste após o período de aulas e simultaneamente com a 1ª data de exame. Poderá realizar-se antes ou durante o do "Período de Exames".

- o 2º exame poderá realizar-se antes ou durante a "Época de Recurso".

Esclarecimentos para questões que surgem frequentemente:

I) Se um aluno tiver classificação no 1º teste superior a 3,5 valores (por exemplo 8,0/10), e classificação inferior a 3,5/10 no 2º teste (por exemplo 3,0/10), não tem aproveitamento na disciplina. No entanto, na data do 2º exame poderá optar por fazer apenas a parte da prova correspondente ao 2º teste (parte II) (em que tem classificação inferior a 3,5 valores).

II) Possibilidade de "Subida de Nota" na data do 2º exame.

Esclarecimento sobre a possibilidade de "Subida de Notas" na data do 2º exame de alunos com aproveitamento na disciplina na parte de Testes ou 1º exame.

Estes alunos terão a sua passagem garantida na disciplina. Poderão apresentar-se na data do 2º Exame para "Subida de Nota", para as parte I e/ou parte II, mas devem ter em atenção que a Nota Final será obtida com base na última prova que realizarem de cada parte.

Se estes alunos tiverem nota inferior a 10 valores no conjunto das duas partes, ficarão com a classificação na disciplina de 10 valores.

III)

Os alunos que nas datas de exame tiverem realizado e entregue AS DUAS PARTES DA PROVA, terão uma classificação global, isto é, a sua classificação será a soma das classificações das duas partes da prova entregue. Não será relevante PARA NENHUM EFEITO a classificação parcial que obtiverem na 1ª ou na 2ª parte destas provas. Por exemplo, desde que tenham 9,5 valores ou superior terão passagem na disciplina.