Métodos de Avaliação

1. Composição da UC

 A cadeira é constituída por 2 componente absolutamente distintas. Componente I - Cinética e Termodinâmica; Componente II – Equilíbrio químico.

 

2.  Avaliação da UC

Os testes, exames e questionários serão cotados para 20 valores.

A avaliação da UC inclui:

2.1. Avaliação contínua

2.2. Momentos discretos de avaliação (Via Testes /Via Exames)

 

3. Avaliação Contínua (AC)

Nas aulas teóricas, de ambas as componentes, poderá será apresentado um questionário referente à matéria dada até à data.

Será usada a aplicação Socrative.

A classificação discreta será acrescida de 10% do valor da AC, salvaguardando-se a classificação final da UC de 20 valores.   

 

4. Avaliação Discreta via Testes

4.1. Considera-se que o aluno optou pela Via Testes se entregar os 2 testes.

4.2. Consiste em 2 testes, 1 para cada Componente da UC (+1 prova de recurso).

4.3. A nota mínima em cada teste é de 6,0/20 valores.

 

5. Avaliação discreta Via Exame

5.1. consiste em 1 exame (+ 1 exame de recurso).  A nota final da UC considera a nota de exame acrescida da AC.

             

6. Provas de recurso/melhoria:

6.1. As considerações anteriores respeitantes à AC serão consideradas.

6.2. Prova de recurso ou melhoria da Via Testes: um dos testes a realizar na primeira data de exame ou um exame (em qualquer uma das datas). Se o aluno não entregar a prova na primeira data tem acesso ao exame (completo) da segunda data.

6.3. Prova de recurso ou melhoria de nota da Via Exame: é realizado na segunda data de exame (mesmo para os alunos que até aí não se tenham apresentado a provas).

6.4. Na melhoria da nota, conta a melhor das duas notas.

 

Na página da UC encontra-se informação mais detalhada.



--------------------------------------------------------------------------------------------------


AVALIAÇÃO NA UC QUÍMICA II POR VIA REMOTA (ON-LINE)

Este documento é invulgarmente longo.  Por favor leia, atentamente até ao fim. Dessa leitura atenta, completa e urgente está dependente o sucesso da sua participação nas provas de avaliação de Química II.

 

i)    O calendário de avaliação previsto para a UC de Química II está na página da UC.

ii)   As normas gerais de avaliação estão disponíveis na página da UC.

iii) Os alunos terão de ter a sua situação perfeitamente regularizada no Fénix. Terão de estar inscritos a esta UC e terão de ter uma fotografia atual.

iv)  Os alunos que não se sintam apetrechados do ponto de vista técnico para realizar as provas poderão solicitar por e-mail dirigido ao responsável da cadeira, a realização presencial das mesmas nas instalações do IST tão cedo quanto possível. e nunca depois das 23h59’ de dia 19 de Maio para o 2º teste. Para cada prova irá sendo fornecida esta data limite.

v) Os alunos incluídos no ponto anterior têm de indicar concretamente o que necessitam uma vez que, mesmo para os alunos que fizerem as provas presencialmente, as avaliações serão feitas on-line.

vi)  É convicção do corpo docente de Química II que os estudantes cumprirão escrupulosamente as normas éticas e de rectidão exigidas pela Universidade de Lisboa. No entanto, no ato da realização de cada teste/exame cada aluno será confrontado com uma declaração de compromisso de honra à qual é obrigado a responder.

vii)  Apenas serão consideradas válidas as provas de teste ou exame dos alunos que tenham respondido adequadamente à declaração de compromisso de honra supracitada.

ix) Os alunos que não cumprirem os pontos anteriores, não terão as suas provas aceites/classificadas.

 

 

REGRAS PARA A REALIZAÇÃO ON-LINE DOS TESTES/EXAMES

 

1.    Reforça-se que apenas serão consideradas válidas as provas de teste ou exame dos alunos que tenham respondido adequadamente à declaração de compromisso de honra supracitada (ponto vi).

2.    Os alunos que não cumpram o ponto 1 não terão a sua prova classificada/aceite.

3.    Os estudantes estarão numa sala virtual Zoom cujo Link será fornecido antecipadamente aos alunos, na página da cadeira.

4.    Na sessão Zoom os estudantes devem estar identificados com o seu número de aluno, o primeiro e o último nome (por exemplo: 12345 Maria Dias), que devem ser claramente visíveis no seu ecrã Zoom.

5.    Os estudantes devem entrar na sala virtual Zoom que lhes foi atribuída 15 minutos antes do início estipulado para prova, usando o link disponibilizado na página da cadeira, devidamente identificados no seu ecrã (ver regra nº 4).

6.    Durante toda a prova os estudantes devem manter a vídeo-câmara e o microfone sempre ligados. Não são permitidos auscultadores.

7.    A mesa de trabalho só pode ter as folhas de resposta, folhas de rascunho, tabela periódica e máquina de calcular (não pode ser calculadora gráfica). Telemóveis, outros computadores, tablets, relógios SMART, etc. não são permitidos, e não podem estar na vizinhança da área utilizada pelo aluno para a realização da prova.

8.    A “sala” para todos os alunos é QII2021.

9.    Perto da hora estipulada devem iniciar a plataforma "Socrative Student", aguardar a hora exata do teste e incluir então o código atribuído da "sala". Aguardar. O docente dará início à prova.

10.  A identificação de cada aluno na plataforma "Socrative Student"deve ser feita unicamente com o nº de aluno (ex., para um aluno IST12345, escrever unicamente 12345). Se não cumprir esta regra a entrada na plataforma Socrative é automaticamente recusada.

11.  Para cada Componente da UC (Termodinâmica e Cinética, ou Equilíbrio Químico) a avaliação por testes tem a duração de 1h, sendo constituída por 4 partes (de 15 minutos cada). A avaliação por exame terá a duração global de 2h.

12.  As perguntas surgem de forma aleatória,

13.  Uma questão surge à medida que a anterior é finalizada,

14.  Não há possibilidade de correção assim que uma resposta for submetida,

15.  Rigorosamente ao fim do tempo estipulado para cada parte, esta é concluída pelo docente. O aluno que submeta a última pergunta automaticamente finaliza a sua prova.

16.  Finalizada uma parte, o aluno deve aguardar (permanecendo na sala e não sair do Zoom) que o docente lance a seguinte.

17.  No final de cada parte o aluno saberá a % da sua prova.

18.  Chegar "atrasado" implicará tempo reduzido de prova, pois ao fim do tempo estipulado para   cada parte, o docente dá-la-á por terminada.

19.  Não há esclarecimento de dúvidas durante qualquer das provas de avaliação. 

20.  O aluno tem de permanecer em zoom durante toda a prova. Todos os estudantes terão de permanecer na “sala” até ao final da prova.

21.  Cada aluno receberá, por mail, o resultado da sua prova, logo que seja possível. A solução será oportunamente colocada na página da UC.

22.  O corpo docente da UC reserva o direito de anular a prova sempre que entender não estar assegurada a respetiva credibilidade. Nomeadamente (mas não exclusivamente) quando:

a)    Existir suspeita da ocorrência de alguma irregularidade;

b)    For interrompida a visualização da mesa de trabalho;

c)    Houver ajuda de terceiros para a realização da prova;

d)    Existir consulta de quaisquer elementos em suporte físico ou electrónico;

e)    Houver interrupção da ligação da câmara ou do som;

f)     Existir ausência do aluno do local;

23.  O corpo docente da UC reserva o direito de convocar para um exame oral qualquer aluno, sendo a nota da prova oral determinante na nota final.

24.  O corpo docente da UC reserva o direito de comunicar ao Conselho Pedagógico toda e qualquer irregularidade que se verifique no decorrer das provas.