Instalação de Linux

No entanto aconselham-se os alunos a instalar a versão Lubuntu 12.10 (www.lubuntu.net). Deste modo garante-se que o sistema instalado pelo aluno é semelhante ao existente no laboratório.

Se desejar instalar ou já tiver outra versão do Linux (debian, opensuse, por exemplo), basta garantir que os pacotes de software necessários estão instalados.

Instalação do Linux

Existem diversos métodos para instalação do Linux.Ou se instala numa máquina virtual (VirtualBox, por exemplo) ou numa partição do disco.

Em qualquer um dos casos é necessário fazer o download da imagem (lubuntu-12.10-desktop-i386.iso) e gravar um DVD (caso se vá instalar numa partição fixa).

Depois de instalar o Linux é necessário instalar os diversos pacotes de software necessários à programação.

Instalação do software

No caso do  Lubuntua  a forma mais expedita de instalar as várias aplicacoes é através do terminal:

Dentro do Linux abrir o terminal (seleccionar Accessories->LXTerminal)

Abrir-se-á uma janela onde poderão ser dados comandos.

Para instalar os ficheiros necessários ao desenvolvimento de aplicações em C dar o comando sudo apt-get install build-essential. Quando for pedida uma password inserir a password definida aquando da instalação do Linux (jnos é o username do professor:)

Será necessário confirmar que se deseja instalar todo o software complementar (responder y):

É necessário dar os seguintes comandos para se instalar todo o software:

• sudo apt-get install build-essential
  • sudo apt-get install libsdl1.2-dev
  • sudo apt-get install libsdl-image1.2-dev
  • sudo apt-get install libsdl-gfx1.2-dev
  • sudo apt-get install libsdl-mixer1.2-dev
  • sudo apt-get install libsdl-net1.2-dev
  • sudo apt-get install libsdl-sound1.2-dev
  • sudo apt-get install libsdl-ttf2.0-dev
  • sudo apt-get install ddd
  • sudo apt-get install ddd-doc
  • sudo apt-get install codeblocks
  • sudo apt-get install codeblocks-contrib
  • sudo apt-get install doxygen
  • sudo apt-get install doxygen-gui
  • sudo apt-get install xxgdb
  • sudo apt-get install geany

Sempre que for pedido para confirmar a instalação de outro software, responder y

Para instalar outro software os alunos poderão utilizar uma interface gráfica (System Tool -> Lubuntu Software Center):

Podera ser necessario introduzir a password.

VirtualBox

O uso de um ambiente de virtualização de hardware ( VMwareou VirtualBox) evita a necessidade de formatar/particionar o disco rígido para instalar o sistema operativo Linux.

Ao usar-se estes sistemas, Tem-se acesso a um "PC real" dentro de uma janela e será necessário instalar o Linux, como de um PC real se tratasse.

No caso do VirtualBox, depois de instalar o Linux e todo o software necessário deve-se seguir os seguintes passo:

• Com o Linux a correr, seleccionar o menu Devices-> Install guest additions

• No Linux, ao aparecer a janela de um novo disco (Removable medium is inserted) seleccionar Open in File Manager

• Fazer duplo clique sobre o icon autorun.sh e seleccionar a opção Execute

• Introduzir a password definida aquando da instalação do Linux

• Esperar que o programa configure o Windows e seguir as mensagens apresentadas no ecrã

A partir deste momento é possível, por exemplo mudar o tamanho da janela do computador virtual.

Se o linux, continuar a funcionar numa janela pequena sem alteraćão da sua resolucao, terá de ser instalado o seguinte pacote virtualbox-guest-additions:

• abrir um terminal
  • dar o comando sudo apt-get install virtualbox-guest-additions
  • introduzir a password
  • responder y
  • fazer logout

O ambiente de trabalho dos alunos nesta Unidade Curricular será GNU/Linux, sendo os programas desenvolvidos em C e compilados com o gcc.

Durante o semestre será utilizado o seguinte software:

• gcc
  • geany
  • codeblock
  • biblioteca SDL

Aconselha-se o uso/instalação da distribuição  Lubuntu do Linux.