Projecto - Comunicação por email entre os grupos e os docentes

14 janeiro 2022, 11:32 Joaquim Luiz Ramos Dias

Qualquer email que um elemento de um grupo envie em nome do grupo tem de respeitar o seguinte:

• O assunto do email tem de começar sempre por GRUPO X, onde X é o número do grupo. A seguir (ainda no assunto) vem o assunto propriamente dito.
  • O email tem sempre de ser endereçado, não apenas ao(s) docente(s), mas também a todos os restantes elementos do grupo. Trata-se de um só email com vários destinatários. Todos os elementos do grupo têm de receber sempre todos os emails trocados. Mesmo que um aluno esteja com todo o grupo ao seu lado quando envia o email, tem de o enviar para todos os restantes elementos do grupo.
  • Se o email estiver na continuação de uma conversação antes iniciada, a resposta tem de ser feita com "Reply all", de modo a não iniciar uma conversação nova.
Atenção: Se alguém não compreende a totalidade do que ficou dito atrás, deve esclarecer as suas dúvidas com o corpo docente.

Formação de grupos para o Projecto

10 janeiro 2022, 08:25 Joaquim Luiz Ramos Dias

A inscrição dos grupos para o Projecto já está aberta. Os grupos poderão inscrever-se até ao próximo dia 14, dia em que será entregue o enunciado. A menos de situações especiais, os grupos terão de ser de 4 alunos. Quem estiver com dificuldades em encontrar grupo deve contactar-me por email até ao próximo dia 13. A partir do momento em que alguém me contacte a pedir ajuda para encontrar grupo, fica absolutamente proibido de se integrar num qualquer grupo sem a minha autorização prévia.

Ficha 1 - Notas provisórias

3 janeiro 2022, 13:00 Joaquim Luiz Ramos Dias

Veja AQUI as notas provisórias da Ficha 1. Faz-se notar que TODAS as notas publicadas, enquanto não forem definitivas, podem ainda vir a ser alteradas.

Fichas - Treinar a entrega, e não só

6 dezembro 2021, 09:56 Joaquim Luiz Ramos Dias

Brevemente, as aulas práticas serão usadas para a elaboração e entrega da Ficha 1 prevista na programação da cadeira. Para que os alunos possam treinar antecipadamente a entrega de uma ficha, de modo a estarem preparados para o fazer no dia da própria ficha, criou-se um projecto chamado “Treino de entrega das fichas”. Todos os alunos devem fazer o seguinte:

No Matlab:

• Criar um ficheiro de texto cujo nome é o Nº de aluno e a extensão é .txt. Por exemplo, o aluno Nº 123456 deve criar o ficheiro de texto “123456.txt”.
  • Nesse ficheiro, escrever, na 1ª linha, o Nº de aluno seguido dos seus primeiro e último nomes. Por exemplo, o aluno Nº 123456, Simplício Camões Pessoa, deve escrever “123456 Simplício Pessoa”. (Todas as fichas terão este formato. As respostas às perguntas serão escritas a partir da 3ª linha. Atenção: os números de aluno começados por 10 só têm 6 algarismos, e os restantes só têm 5 algarismos.)
  • Fechar o ficheiro.

No Fénix:

• No menu vertical, ir a "Submeter" e escolher "Projectos".
  • Escolher “Programação”.
  • Escolher “Treino de entrega das fichas”. (No dia da ficha o projecto será outro, e será indicado na altura.)
  • (Poderá haver por aqui a necessidade de clicar num link qualquer. Nós, professores, não temos acesso à versão Fénix dos alunos.)
  • A partir daqui, os alunos podem: (1) submeter um ficheiro; (2) ver que ficheiros foram já submetidos antes; e (3) descarregar um qualquer ficheiro previamente submetido. Os alunos devem experimentar tudo isto. Em particular, devem experimentar descarregar um ficheiro que tenham submetido antes.

MUITO IMPORTANTE: Relembra-se todos os alunos que só podem fazer a ficha no turno onde estão inscritos. Eventuais alterações a esta regra só serão aceites se tiverem sido previamente acordadas (nos dias anteriores ao da ficha) com o docente do turno onde pretendam fazer a ficha.

Nota final: Se neste anúncio houver alguma indicação que esteja incorrecta, ou que possa ser melhorada, queiram, por favor, remeter as vossas sugestões para o Prof. Joaquim Dias. Obrigado.

Aulas práticas extra - Alteração aos horário antes publicados

5 dezembro 2021, 15:11 Joaquim Luiz Ramos Dias

Atendendo a incompatibilidades entretanto reveladas pelos alunos, as aulas extra já agendadas foram alteradas para:

O turno que tem aulas nas 3as feiras das 10:00 às 12:00 vai ter uma aula extra na próxima 2a feira, dia 6, das 13:00 às 15:00, na sala V1.20.1.

O turno que tem aulas nas 4as feiras das 10:00 às 12:00 vai ter duas aulas extra nas próximas 2as feiras, dia 6 e dia 13, das 17:00 às 19:00, na sala V1.20.1.

O turno que tem aulas nas 4as feiras das 15:30 às 17:30 vai ter duas aulas extra nas próximas 2as feiras, dia 6 e dia 13, das 15:00 às 17:00, na sala V1.20.1.

Eventuais casos particulares de alunos que não possam no horário atrás indicado podem aparecer noutro horário que lhes sirva.