Instalação de Linux

Se desejar instalar ou já tiver uma versão do Linux instalada, basta garantir que os pacotes de software necessários estão instalados.

No entanto aconselham-se os alunos a instalar a versão 10.04.1 LTS do Ubuntu. Deste modo garante-se que o sistema instalado pelo aluno é semelhante ao existente no laboratório.

Instalação do Linux

Existem diversos métodos para instalação do Linux. Por exemplo o Ubuntu tem um instalador que necessita da gravação de um CD e a criação de novas partições ( Ubuntu desktop Edition CD) e um outro instalador que é executado dentro do Windows ( Ubuntu Windows Installer)

Instalação do software

Cada versão de Linux, usa mecanismos diferentes para instalar os pacotes de software. De qualquer modo deverá existir uma aplicação gráfica para instalar/remover sofware: Synaptic, YaST, Adept Manager, pirut, PackageKit, KPackage, ...

No Ubuntua aplicação para instalar este sofware é o Software Center: menu Applications -> Ubuntu Software Center.

Nessa aplicação deverá procurar os seguintes pacotes e garantir que se encontram instalados:

• libg2-dev
  • libx11-dev
  • libgd2-xpm-dev
  • ddd
  • ddd-doc
  • codeblock
  • codeblocks-contrib
  • g++
  • doxygen
  • doxygen-gui
  • xxgdb
  • libgeoip-dev

Na caixa de procura deverá escrever exactamente cada um dos nomes apresentados anteriormente e carregar no botão Install.

Cada um destes pacotes poderá necessitar de outros. Deverá confirmar a instalação de todos os pacotes adicionais necessários.

Wubi

Se instalou o Ubuntu através do Wubi (  Ubuntu Windows Installer) será possível que alguns dos pacotes não estejam acessíveis através do Ubuntu Software Center.

Se tal acontecer é necessário ir ao menu Edit -> Software Sources:

e mudar a origem dos downloadspara Main Server.

Na próxima vez que executar o Ubuntu Software Center já será possível instalar todos os pacotes de software necessários.

VirtualBox

O uso de um ambiente de virtualização de hardware ( VMwareou VirtualBox) evita a necessidade de formatar/particionar o disco rígido para instalar o sistema operativo Linux.

Poderá gravar um DVD no SCDEECcom a aplicação VirtualBox(para Windows ou Mac OS X Intel) e com uma imagem de um disco rígido com o sistema operativo e todas as aplicações necessárias já instaladas. Não será necessário formatar o disco rígido.

Para instalar o VirtualBox e a imagem pré-instalada, basta seguir o Guia de instalação do PC de programação.

A versão do Linux a usar este ano é diferente da do ano passado: é uma versão mais recente e o software instalado também é diferente. A nova versão já se encontra disponível no SCDEEC.

O ambiente de trabalho dos alunos nesta Unidade Curricular será GNU/Linux, sendo os programas desenvolvidos em C e compilados com o gcc.

Durante o semestre será utilizado o seguinte software:

Aconselha-se o uso/instalação da distribuição  Ubuntudo Linux.