Objectivos

Diploma de Estudos Avançados em Engenharia Mecânica

O objectivo deste tópico é consolidar o conhecimento adquirido pelos estudantes sobre o processamento térmico de materiais a partir dos aspectos físicos dos diferentes processos de fabrico. Será dada especial atenção aos processos avançados de soldadura e fundição através do desenvolvimento de competências que permitam o dominio dos parâmetros dos processos e do seu efeito no material a ser processado. O uso e análise do potencial da modelação numérica e analítica para simulação do processamento térmico dos materiais será focada visando capacitar o estudante a prever e interpretar diferentes situações. A resolução de casos de estudo ligando experimentação e modelação completa o leque de temas abordados.