Programa

Mestrado Integrado em Engenharia Biológica

Mestrado Integrado em Engenharia Química

Programa

Introdução às operações de separação. Andar de equilíbrio e sua descrição (equações MESH). Destilação flash. Destilação em andares de soluções binárias. Refluxo mínimo e refluxo óptimo. Solução das equações MESH. Método de McCabe-Thiele para determinação do número de andares de equilíbrio, N . Destilação multicomponente. Método de Fenske-Underwood-Gilliland. Programas de simulação. Destilação descontínua. Destilação diferencial e destilação descontínua em andares. Modos de operação. Equipamento de contacto gás-líquido: colunas de pratos e de enchimento. Eficiência de um prato. Dimensionamento de colunas de enchimento. Absorção e desabsorção gasosa: escolha do solvente e do seu caudal mínimo. Cálculo de N. Equações de Kremser. Número de unidades de transferência e altura de unidade de transferência. Extracção líquido-líquido (via física): descrição do processo. Equipamento. A escolha do solvente. Diagramas triangulares de equilíbrio e curvas conjugadas. Cálculo de N em contracorrente (solução algébrica e gráfica). Evaporação. Elevação ebulioscópica. Evaporadores simples, multi-efeito e com recompressão de vapor. Descrição matemática do processo.