Sumários

Introdução à evaporação

5 dezembro 2016, 16:00 Ana Maria de Figueiredo Brites Alves

O que é e para que é usada a Evaporação. Descrição do equipamento usado em Evaporação. Definição e caracterização de correntes. Análise da equação de projecto em Evaporação: i) definição e análise do coeficiente global de transferência de calor, ii) definição da área de transferência de calor e iii) definição da força motriz. Soluções com elevação significativa da temperatura de ebulição: exemplo das soluçôes de hidróxido de sódio. Linhas de Dhüring. A influência da elevação da temperatura de ebulição na força motriz disponível para a Evaporação.

Introdução à evaporação

5 dezembro 2016, 14:30 Ana Maria de Figueiredo Brites Alves

Resolução de Problemas

2 dezembro 2016, 14:30 João Salvador Fernandes

Resolução do Problema 9.34 do livro EPS (Extracção líquido líquido em sistemas parcialmente miscíveis)

Resolução de problemas

30 novembro 2016, 11:00 Ana Maria de Figueiredo Brites Alves

REsolução do problema 9.36 do livro recomendado, EPS.

ELL (conclusão)

29 novembro 2016, 16:30 Ana Maria de Figueiredo Brites Alves

Determinação analítica dos caudais e composições das correntes de saída do extractor. Resolução do problema 9.21. Extracção líquido-líquido em vários andares de equilíbrio: determinação gráfica do número de andares de equilíbrio. Determinação do ponto de mistura, M, do ponto de diferença e traçado da curva conjugada. Localização dos vários pontos representativos das correntes no diagrama de equilíbrio. Traçado do diagrama de equilíbrio correspondente ao problema 9.36 do livro recomendado, EPS.