Programa

Processos de Separação I

Mestrado Integrado em Engenharia Biológica

Programa

Introdução às operações de separação. Andar de equilíbrio e sua descrição (equações MESH). Destilação flash. Destilação em andares de soluções binárias. Refluxo mínimo e refluxo óptimo. Solução das equações MESH. Método de McCabe-Thiele. Destilação multicomponente. Método de Fenske-Underwood-Gilliland. Programas de simulação. Destilação descontínua. Destilação diferencial e destilação descontínua em andares. Modos de operação. Equipamento de contacto gás-líquido. Colunas de pratos e de enchimento. Dimensionamento de um prato perfurado. Eficiência de um prato. Dimensionamento de colunas de enchimento. Absorção gasosa. Escolha do solvente. Caudal mínimo de solvente. Cálculo do nº de andares de equilíbrio. Equações de Kremser. Número de unidades de transferência e altura de unidade de transferência. Extracção com solventes por via física. A extracção e o processo. Equipamento. A escolha do solvente. Equilíbrio. Diagramas triangulares e curvas conjugadas. Cálculo do nº de andares de equilíbrio em contracorrente. (solução algébrica e gráfica). Evaporação e evaporadores. Evaporadores simples, multi-efeito e com recompressão de vapor. Descrição matemática do processo.