Métodos de Avaliação

ACTIVIDADES E AVALIAÇÃO:

O Método de Avaliação considera as componentes seguintes:

  • Avaliação por Trabalhos escritos de tipo análise/estudo de artigos ou relatório (de Seminário, de actividade realizada em aula, ou por enunciado);
  • Avaliação específica nas aulas, quer normais quer de tipo seminário ou formativas (questionários, apresentações temáticas);
  • A Realização de uma Actividade extra-curricular aprovada (a que cada aluno se candidatou) incluindo a respectiva informação de progresso, e que inclui resposta a inquéritos periódicos. Mesmo que as Actividades extra-curriculares sejam efectuadas em Grupo, a avaliação será sempre individual.

A componente extra-curricular autónoma de Portfolio Pessoal é constituída por actividades de Projetos Especiais, Equipas de Coaching, Equipas de Coordenação e Planeamento de Actividades, Actividades Institucionais (oferecidas por entidades internas ou externas) e Actividades de Auto-Iniciativa (propostas pelos estudantes).

No decurso do período lectivo e de execução das actividades, os estudantes terão que interagir (por meios electrónicos e/ou presenciais) com o(s) membros da Equipa de Coaching que lhes for(em) atribuído(s), e responder a Inquéritos e a Relatórios de Progresso solicitados pela Equipa de Coaching.


O Método de Avaliação tem as seguintes formulações:

  1. Método de Avaliação A: Mecanismo expedito de candidatura e execução de uma actividade extra-curricular, em que o aluno procura activamente uma actividade de Voluntariado Social (recomenda-se a inscrição e subsequente pesquisa na Bolsa do Voluntariado). Neste método, as componentes de avaliação são cumulativas para a Nota Final.
  2. Método de Avaliação B: Mecanismo normal de candidatura e execução da actividade extra-curricular, em que o aluno pode seleccionar o tipo de actividade pretendido (oferecidas pelo curso ou proposta pelo aluno). Neste método, a média ponderada de todas as componentes de avaliação determina a Nota Final.
  3. Método de Avaliação C: Mecanismo especial para Estudantes Trabalhadores,  ou equiparados, e para Época Especial de Avaliação. Neste método o aluno pode seleccionar o tipo de actividade pretendido (oferecidas pelo curso ou proposta pelo aluno). Neste método, as componentes de avaliação são cumulativas para a Nota Final.
Com a conclusão da Actividade extra-curricular cada aluno terá que preparar e submeter para avaliação, em função da opção de execução e de método de avaliação, os seguintes entregáveis:

  1. No caso de Actividade executada Individualmente
  1. Opção pelos Métodos de Avaliação A ou C: Relatório Comprovativo Detalhado de Execução da Actividade— É um documento que descreve o propósito da actividade, o período de execução (datas de início e fim), e enumera as tarefas efectuadas com detalhe temporal (i.e., datas, duração, local, etc). O documento tem que ser validado pela entidade onde a actividade foi realizada.
  2. Opção pelo Método de Avaliação B: Relatório de Actividade (Individual) — É um relatório muito objectivo, factual, que descreve o propósito da actividade, o detalhe das tarefas efectuadas durante a actividade, o ambiente em que ocorreu, as eventuais condicionantes, os resultados conseguidos, etc.
  3. Opções de Avaliação A, B e C: Relatório de Aprendizagem (Individual) — É um relatório de Reflexão pessoal no qual se descrevem as aprendizagens não curriculares em termos de competências transversais  (Soft-Skills) adquiridas/melhoradas, as experiências vivenciadas e o nível de maturidade adquirido como indivíduo e/ou profissional.
  1. No caso de Actividade executada em Grupo (apenas válido para Método de Avaliação B)
  1. Relatório de Actividade (colectivo) — É um relatório colectivo escrito por todos os membros do Grupo, muito objectivo, factual, que descreve o propósito da actividade, o detalhe das tarefas efectuadas durante a actividade, o ambiente em que ocorreu, as eventuais condicionantes, e os resultados conseguidos, etc. O relatório tem que indicar e identificar todos os elementos do Grupo como co-autores do relatório, e tem que mencionar o papel desempenhado individualmente por cada membro do grupo. O Relatório de Grupo, apesar de  escrito por todos os elementos do Grupo, será apenas submetido pelo aluno com IST ID mais baixo.
  2. Relatório de Aprendizagem (Individual) — Mesmo que a actividade tenha sido desempenhada em grupo, cada aluno produz um relatório individual, de Reflexão pessoal, descrevendo as aprendizagens não curriculares em termos de competências transversais  (Soft-Skills) adquiridas/melhoradas, as experiências vivenciadas e o nível de maturidade adquirido como indivíduo e/ou profissional, e como bom cooperante em trabalho de grupo.
  3. Relatório de Avaliação de Grupo (Individual) — Para actividades em Grupo cada membro do grupo terá que preparar um relatório de avaliação de grupo, onde efectua a sua avaliação pessoal em relação a todos os elementos do grupo, incluindo a sua própria (auto-avaliação).

Avaliação de Trabalhadores-Estudantes, ou para estudantes desenvolvendo a sua actividade no estrangeiro

Os Trabalhadores-Estudantes (com esse estatuto devidamente registado no sistema FenixEdu) ou estudantes no estrangeiro (por exemplo, Erasmus) seguem o Método de Avaliação C. Neste método, a candidatura a actividades e as condições de avaliação são similares à dos estudantes em regime normal que optem pelo Método de Avaliação B, respeitando as mesmas datas de submissão de Relatórios escritos. Os tipos de actividades permitidas para estudantes neste regime terão uma valorização dos pesos e da carga de esforço (ECTS) ajustados, pois não consideram as componentes que requerem participação presencial, tais como "Aulas, Seminários ou Formações".

Avaliação em Época Especial

Estudantes em condições de poderem ser avaliados em Época Especial seguem o mesmo método de candidatura às actividades oferecidas no semestre em execução (ou seja no 2º semestre), mesmo que a Unidade Curricular a avaliar seja de 1º semestre, e seguem também as mesmas condições de execução das actividades e de avaliação dos Trabalhadores-Estudantes, mas com a submissão dos Relatórios e com a avaliação (que inclui discussão oral obrigatória) no período da Época Especial.

Período de Recurso

O Método de Avaliação não contempla Testes e/ou Exames, pelo que não considera avaliações em Período de Recurso.

Submissão de Provas Escritas (Relatórios)

As provas escritas para avaliação (excepto questionários em aula) são submetidas eletronicamente em formato PDF.  O método de submissão será tipicamente feito no sistema FenixEdu ou de acordo com método indicado especificamente no enunciado. Instruções sobre o processo de submissão de cada prova escrita serão publicadas com a devida antecedência.

POLÍTICA DE CLASSIFICAÇÕES:

A Nota Final será determinada em função do nível de participação activa em todos os tipos de aulas da disciplina (onde se incluem questionários, críticas a artigos, apresentações temáticas, etc.), dos relatórios de progresso de execução da Actividade extra-curricular (ou de confirmação da sua execução), da classificação obtida nos trabalhos escritos submetidos e da valorização obtida na discussão oral.

A nota mínima de aprovação é de 9,5 valores:
Método de Avaliação A ou C: Para cada componente de avaliação
Método de Avaliação B: Para a média ponderada do conjunto dos componentes.

Uma nota final acima de 17 valores requer Defesa de Nota com discussão oral para poder ser concedida.

Uma Nota Final acima de 17 valores poderá ser conseguida com trabalhos escritos e Relatórios revelando uma qualidade excepcional, com " feed-backs" de progresso favoráveis tanto por parte da Equipa de Coaching, como por parte da Entidade onde a Actividade extra-curricular se realizou, com um nível muito elevado de participação activa nas aulas (e na avaliação de actividades desenvolvidas nessas aulas).
Sem a Defesa de Nota, a classificação final fica limitada a 17 valores (incluindo as bonificações a que o aluno tenha direito).

Para estudantes em regime normal

Os componentes de avaliação e seus pesos são os seguintes (numa escala de 20 valores):

Método de Avaliação A: componentes (nota mínima por componente: 9,5 valores)

Pesos

Relatório Comprovativo Detalhado de Execução da Actividade (validado)
Carga de esforço autónomo mínimo de 1 ECTS (28 horas)

60%
(até 12 val da nota final)

Relatório de Aprendizagem, e outros trabalhos escritos e Relatórios de Seminários ou Formações

40% (nota 1)
(até 8 val da nota final)



Método de Avaliação B: componentes (nota mínima da média ponderada dos componente: 9,5 valores)

Pesos

Relatório de Actividade e componentes associados (nota 2, nota 3) 

20% (nota 1)

Relatório de Aprendizagem e componentes associados (nota 2, nota 3)

40% (nota 1)

Outros trabalhos escritos ou Relatórios de Seminários ou Formações (nota 4)

40%





nota 1:  Caso o estudante receba uma classificação "absoluta" de 17 valores ou inferior num Relatório por deficiência nos aspectos relacionados apenas com a escrita (ortografia, gramática, pontuação, estilo, etc.), pode solicitar revisão do mesmo afim de melhorar a qualidade da escrita. O valor máximo após a revisão desse relatório não será superior a 18 valores. As rubricas de avaliação relacionados com a descrição dos componentes da actividade ou da experiência vivenciada não são passíveis de revisão para melhoria de classificação.

nota 2:  As componentes associadas estão relacionadas com a valorização dos " feed-backs" requeridos, tais como a interacção com a Equipa de Coaching, e os relatórios de progresso solicitados pela Equipa de Coaching aos alunos, e os relatórios de execução solicitados à Entidade para quem a Actividade foi desenvolvida. Para casos de Actividades de Auto-Iniciativa concluídas antes do início do período lectivo, o comprovativo de execução emitido pela Entidade onde a Actividade foi desenvolvida, poderá ser bastante para efeitos de valorização dos " feed-backs" requeridos, mas tem que OBRIGATÓRIAMENTE especificar o trabalho ou tarefas executadas, o período de execução e a duração das tarefas desenvolvidas

nota 3:  Os " feed-backs" são contabilizados como uma bonificação até ao máximo de 1 valor.

nota 4:  A Avaliação específica nas actividades desenvolvidas em aula contam como bonificação extra até ao máximo de 1 valor.

Para Trabalhadores-Estudantes ou para Época Especial de Exames

Os componentes de avaliação e seus pesos são os seguintes (numa escala de 20 valores):

Método de Avaliação C: componentes de Avaliação (nota mínima por componente: 9,5 valores)

Pesos

Relatório Comprovativo Detalhado de Execução da Actividade (validado)(nota 7)
Carga de esforço autónomo mínimo de 1,25 ECTS (35 horas)

80%
(até 16 val da nota final)

Relatório de Aprendizagem e componentes associados (nota 6)

20% (nota 5)



nota 5:  Caso o estudante receba uma classificação absoluta de 17 valores ou inferior nos Relatórios por deficiência nos aspectos relacionados apenas com a escrita (ortografia, gramática, pontuação, estilo, etc.), pode solicitar revisão dos relatórios afim de melhorar a qualidade da escrita. O valor máximo após a revisão não será superior a 18 valores. As rubricas de avaliação relacionados com a descrição dos componentes da actividade ou da experiência vivenciada não são passíveis de revisão para melhoria de classificação.

nota 6:  As componentes associadas estão relacionadas com a valorização dos " feed-backs" requeridos, tais como a interacção com a Equipa de Coaching, e os relatórios de progresso solicitados pela Equipa de Coaching aos alunos, e os relatórios de execução solicitados à Entidade para quem a Actividade foi desenvolvida.  

nota 7:  Para casos de Actividades de Auto-Iniciativa concluídas antes do início do período lectivo, o comprovativo de execução (a anexar ao relatório) emitido pela Entidade onde a Actividade foi desenvolvida, é bastante para validação, mas tem que OBRIGATÓRIAMENTE indicar o período de execução e a duração das tarefas desenvolvidas ou da actividade.


INCUMPRIMENTO E PENALIZAÇÕES:

  1. A não apresentação de candidatura a Actividades, nos prazos estabelecidos, será sempre interpretada como "desistência" da disciplina, sendo o aluno excluído do processo de avaliação quer em período Normal, quer em Época Especial.
  2. A falha na apresentação de Comprovativo de Execução da Actividade sempre que exigido, emitido (ou validado) pela Entidade Proponente, implica exclusão do aluno do processo de avaliação.
  3. A informação por parte da Entidade Promotora da actividade negando a Execução da Actividade pelo  aluno, no caso de Actividades Institucionais, implica exclusão desse aluno do processo de avaliação.
  4. A falta de resposta por parte da Entidade Promotora da actividade aos pedidos de Relatório de Progresso de Execução da Actividade, tanto em Actividades Institucionais como em Actividades de Auto-Iniciativa, implicará "penalização" de 2 valores na avaliação de cada um dos Relatórios que o aluno tenha que produzir (Actividade e/ou Aprendizagens).