(Imagem adaptada de mass-project.org)
O objectivo dos cursos de PORTFOLIO PESSOAL é o de estimular
e apoiar os estudantes na aquisição ou melhoria de competências
transversais—soft-skills—através
da realização autónoma de atividades extra-curriculares, assim como
na reflexão sobre as aprendizagens conseguidas e na forma de as
relatar.
Soft-Skills são competências pessoais e sociais, que
são necessárias para o sucesso na educação ou formação e no trabalho
ou emprego, trabalhadas em Portfolio Pessoal:
- Através de mecanismos de educação/aprendizagem experiencial, onde os estudantes são estimulados a aprender (ou a fazer algo de forma diferente) executando uma atividade autónoma e/ou acompanhando ou observando a execução de atividades por outrém.
- Com aprendizagens sócio-cognitivas adquiridas a partir da
experimentação de atividades da "vida real", permitindo aos
estudantes refletirem sobre as mesmas e treinarem a forma de
as relatar (por escrito).
O método de avaliação é orientado ao processo e não simplesmente aos resultados, incluindo auto-avaliação através da reflexão e análise sobre a execução das atividades, e avaliação por pares, na qual os próprios estudantes são envolvidos no processo de avaliação, identificando as regras e/ou critérios aplicados ao trabalho desenvolvido, considerando ainda uma análise de "valor" em relação ao cumprimento desses critérios ou regras.