Métodos de Avaliação

A unidade curricular disponibiliza três modalidades distintas de avaliação:  

  • Modalidade presencial (presença + realização de tarefas em aula) - o/a aluno/a vai às aulas, participa nas mesmas e realiza as tarefas propostas em aula, respeitando os critérios indicados. Existirão vários momentos de registo de presença ao longo das sessões. Os alunos que participam em todos os registos de presença e realizam todas as atividades propostas em aula, atingem a cotação total dessa aula. Os atrasos e as saídas antecipadas serão registados e esse atraso será contemplado no valor dessa sessão;
  • Modalidade autónoma (realização de tarefas extra-aula) - trabalhadores/as estudantes e outros/as estudantes que optem por alcançar os objetivos com tarefas Versão Full, realizadas exclusivamente de forma autónoma, sem presença nas aulas (exceto a Full8, exclusiva para estudantes em mobilidade e/ou com estatuto especial);
  • Modalidade mista - estudantes que em algumas sessões optem pela presença na aula e, em outras, optem por realizar a tarefa Full.

Qualquer estudante pode optar por qualquer uma das modalidades semanalmente, sem comunicar essa decisão. Se, como exemplo, um estudante for a três aulas e na quarta sessão entregar a tarefa versão Full sem ter ido à aula, fica claro que optou pela Modalidade mista. Esta opção pode ser realizada pelo/a estudante em qualquer ponto do semestre sem comunicação da mesma à Docente, exceto na sessão 8, cuja tarefa FULL é exclusiva para estudantes com estatuto de trabalhador estudante, NEE e estudantes em mobilidade.

Nesta UC vamos utilizar uma atribuição de notas baseada num sistema inverso, isto é, todos os/as estudantes no início do semestre têm 20 valores. Para manter esses valores é necessário, tema a tema, efetuar as tarefas propostas seja realizando a tarefa Full seja indo à aula, realizando as tarefas solicitadas na mesma e entregando os respetivos deliverables, de acordo com os critérios. A participação no Moodle será desenvolvida em paralelo com as aulas. Tudo é opcional nesta UC. O/a estudante pode decidir logo no primeiro dia que nota pretende ter à UC e realizar/frequentar as tarefas/aulas necessárias para o alcançar:


TEMAS

Na tabela seguinte é possível consultar os temas propostos para este semestre e a valorização de cada um deles:

A sessão 8 consistirá em apresentações de tema livre realizadas em grupos de 7 alunos/as. Cada estudante escolherá um dia para apresentar e apenas precisa de vir à sessão em que apresenta, isto é a UC tem 14 sessões em que cada estudante assiste a 8.

Os 3 valores referentes à sessão 8 podem ser alcançados por alunos/as sem estatuto de forma presencial e por alunos/as com estatuto de forma remota. A tarefa referente a essa sessão é exclusiva para estudantes com estatuto trabalhador estudante, NEE e/ou em mobilidade.

Nenhuma das aulas é obrigatória. O/a estudante pode escolher que aulas assistir de forma a alcançar a nota pretendida. Isto é, a presença nas aulas, tal como tudo nesta UC, é opcional.

TAREFAS FULL

O enunciado das tarefas FULL encontrar-se-á no separador Temas da página da UC e a tarefa da semana será disponibilizada na sexta-feira da respetiva semana, de forma a dar o mesmo tempo aos/às estudantes que optaram por realizar a tarefa FULL e aos/às estudantes que por impedimentos extraordinários estiveram ausentes da respetiva aula.

Todas as tarefas têm 23 dias de prazo para estudantes sem estatuto e 44 dias para estudantes com estatuto de trabalhador estudante e/ou NEE (facilitando a gestão de picos no trabalho e a tranquila execução das tarefas propostas). Após a data limite de entrega ainda é possível entregar a mesma, com penalização de 0.025 valores por dia. Por exemplo, se um estudante entregar uma tarefa com 10 dias de atraso o máximo da cotação que pode atingir é de 1.75 valores (2 valores – 0.25 [10x0.025]). Na data em que a penalização atingir os 0.5 valores, as restantes entregas serão desconsideradas.

As datas de entrega de cada uma das tarefas FULL podem ser consultadas na respetiva página.

Todas as tarefas full indicarão, no seu enunciado, os critérios de correção de forma a garantir uma avaliação transparente e justa.

Mediante a correção realizada - e caso tenha entrega até à data limite I - o/a estudante pode voltar a entregar a tarefa atingindo, desta forma, o máximo de cotação caso a nova submissão respeite todos os critérios. A data limite de resubmissões de tarefas corrigidas, para todos /as os/as estudantes, é 01/12/2020 data a partir da qual as resubmissões efetuadas serão desconsideradas.

Nenhuma das tarefas é obrigatória. O/a estudante pode escolher que tarefas efetuar de forma a alcançar a nota pretendida. Isto é, a realização das tarefas, tal como tudo nesta UC, é opcional.

PLÁGIO

Todas as tarefas (in-class e full) serão alvo de análise de cópia e, caso se detetem tarefas semelhantes/iguais, os/as alunos/as envolvidos – tanto quem partilhou a tarefa inicial como quem copiou pela mesma – serão reportados ao Conselho Pedagógico.

O que é plágio? 

  • Enviar a minha tarefa/respostas a alguém – plágio
  • Receber a tarefa/respostas de alguém e entrega-las como minhas – plágio
  • Receber as respostas de alguém, dar uma cosmética (alterar algumas palavras e algumas frases) e entrega-las como minhas – plágio
  • Numa tarefa individual fazê-la em grupo e entregar dois textos iguais/semelhantes – plágio. (Poderão trabalhar em grupo e, nesse caso, analisar o artigo/texto/vídeo em conjunto e até debater o mesmo. O resultado dessa análise tem, necessariamente, que ser diferente. Cada pessoa escreve e analisa os materiais de forma diferente e, logo, o resultado – mesmo tendo analisado os materiais em conjunto – também terá que ser diferente)

Qualquer um destes casos será reportado ao CP e os/as responsáveis farão a UC noutro semestre – quem entregou/enviou a sua tarefa/respostas e quem copiou pelas mesmas.

ECTS E CARGA DE ESFORÇO

Esta unidade curricular tem 1.5 ECTS. Cada ECTS corresponde a um número de horas totais de trabalho, por semestre.  “No Técnico estabeleceu-se que 1 ECTS corresponde a 28 horas de trabalho” (https://tecnico.ulisboa.pt/pt/ensino/estudar-no-tecnico/perguntas-frequentes/). Assim sendo, esta unidade curricular pressupõe um total de 42 horas de trabalho o que, dividindo por 8 temáticas, implica sensivelmente 5 horas de trabalho por tema, que incluem as tarefas realizadas em aula ou tarefa Full, participação no Moodle (ou tarefa final), preparação para as aulas e todas as restantes atividades.

VALORES FINAIS

Os 16 valores base atingem-se assistindo às aulas e participando nas tarefas ou realizando as tarefas FULL. Os 4 valores finais podem ser atingidos de uma das duas maneiras - participando no Moodle OU efetuando a tarefa final, no final do semestre. A descrição de cada uma destas opções encontra-se nos tópicos seguintes.

MOODLE

A participação no Moodle, correspondente a 4 valores da UC, é uma das maneiras de alcançar os 4 valores finais. Para tal é necessário aceder ao Moodle do DEI, que ficará disponível no dia 27 de setembro de 2020. Cada estudante poderá desenvolver diferentes tarefas a que corresponderão determinados XP. Para ter os 4 valores extra, é necessário ter 4000XP total. O XP total será convertido em valores dividindo por 1000, isto é, um aluno com 3400 XP terá, na parte dos valores finais, 3.4 valores a adicionar aos conseguidos nas 8 temáticas. As regras da participação no Moodle encontram-se na respetiva Página.

A participação nesta atividade - como tudo nesta UC - é opcional.

TAREFA FINAL

Em alternativa ao Moodle, e para os/as estudantes que assim preferirem, será possível realizar uma tarefa final para obter os 4 valores extra que consistirá na escrita de um texto em que 4 dos temas da UC serão desenvolvidos. Cada um dos temas terá um mínimo de 3000 carateres e um máximo de 5000 (isto é, a tarefa terá no total um mínimo de 12 000 e um máximo de 20 000). Os critérios de realização e correção serão lançados dia 1 de novembro de 2020.

A realização desta tarefa - como tudo nesta UC - é opcional.