Métodos de Avaliação

ECTS e carga de esforço

Esta unidade curricular tem 1.5 ECTS. Cada ECTS corresponde a um número de horas totais de trabalho, por semestre.  “No Técnico estabeleceu-se que 1 ECTS corresponde a 28 horas de trabalho” (https://tecnico.ulisboa.pt/pt/ensino/estudar-no-tecnico/perguntas-frequentes/). Assim, esta unidade curricular pressupõe um total de 42 horas de trabalho que, divididas pelos 8 temas, resulta aproximadamente em 5 horas de trabalho por tema. Estas hora de trabalho que incluem as tarefas realizadas em aula ou tarefa Full, participação no Moodle/Tarefa final, preparação para as aulas e todas as restantes atividades.

Modalidades de avaliação

A unidade curricular disponibiliza três modalidades distintas de avaliação:

• Modalidade presencial (presença + realização de tarefas em aula) - o/a estudante vai às aulas, participa nas mesmas e realiza as tarefas propostas em aula, respeitando os critérios indicados. Existirão vários momentos de registo de presença ao longo das sessões. Os alunos que participam em todos os registos de presença e realizam todas as atividades propostas em aula, atingem a cotação total dessa aula. Os atrasos e as saídas antecipadas serão registados e esse atraso será contemplado no valor dessa sessão;
  • Modalidade autónoma (realização de tarefas extra-aula) - trabalhadores/as estudantes e outros/as estudantes que optem por alcançar os objetivos com tarefas Versão Full, realizadas de forma autónoma, sem presença nas aulas (exceto a Full8, exclusiva para trabalhadores estudantes e/ou com outro estatuto especial);
  • Modalidade mista - estudantes que em algumas sessões optem pela presença na aula e, em outras, optem por realizar a tarefa Full.

Qualquer estudante pode optar por qualquer uma das modalidades semanalmente, sem comunicar essa decisão. Se, como exemplo, um/a estudante for a três aulas e na quarta sessão entregar a tarefa versão Full sem ter ido à aula, fica claro que optou pela Modalidade mista. Esta opção pode ser realizada pelo/a estudante em qualquer ponto do semestre sem comunicação da mesma à Docente, exceto na sessão 8, cuja tarefa FULL é exclusiva para estudantes com estatuto de trabalhador estudante e NEE.

Nesta UC vamos utilizar uma atribuição de notas baseada num sistema inverso, isto é, todos os/as estudantes no início do semestre têm 20 valores. Para manter esses valores é necessário efetuar as tarefas propostas tema a tema – indo à aula (realizando as tarefas solicitadas na mesma e entregando os respetivos deliverables, de acordo com os critérios ) ou entregando a tarefa Full. Os 8 temas da UC totalizam 16 valores e os restantes 4 poderão ser alcançados realizando a tarefa final ou participando no Moodle.

Tudo é opcional nesta UC. O/a estudante pode decidir logo no primeiro dia que nota pretende ter à UC e realizar/frequentar as tarefas/aulas necessárias para o alcançar.

Todas as escolhas da UC resumem-se ao seguinte esquema: